menu-iconPortal AECweb

Para-raio é solução econômica e segura para proteção de edifícios

O SPDA Estrutural, da Termotécnica Para-raios, gera 60% de economia, tem instalação fácil e rápida

Raios
SPDA Estrutural não afeta a estética dos edifícios (Foto: Vasin Lee)

O Para-raio ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um conjunto de elementos destinados a minimizar os efeitos destrutivos dos raios. É projetado para conduzir as descargas atmosféricas (raios) sem que elas causem algum problema ou acidente até o solo.

Em 1993, a ABNT legalizou o uso das armaduras de aço de concreto armado como parte do SPDA, trazendo diversas vantagens ao setor e aos consumidores.

Porém, por esse sistema ser extremamente importante para a segurança do local e das pessoas, é necessário escolher empresas com alto know-how para realizar a instalação e escolher materiais de qualidade reconhecida, que estejam de acordo com as normas, como os oferecidos pela Termotécnica Para-raios, especialista em sistemas de proteção contra raios e aterramento.

No SPDA Estrutural, são introduzidas barras redondas de aço, Rebars, dentro dos pilares estruturais de concreto armado da edificação e utiliza-se conectores reguláveis, Aterrinserts®, para acessar eletricamente as barras. Essa é uma solução mais econômica que garante a proteção contra raios.

Saiba mais!

Sistema de para-raios
SPDA Estrutural é um sistema de proteção que adiciona as Rebars e os Aterrinserts® durante a concretagem de edificações (Foto: Divulgação/Termotécnica Para-Raios)

Quais são as vantagens do SPDA estrutural?

• Facilidade e economia de 60% na instalação do para-raios;
• Fácil identificação junto às ferragens;
• Acabamento de qualidade - com os Aterrinserts® é possível ter ensaios de continuidade da armadura do concreto armado e fácil aterramento das massas metálicas, eliminando interferências estéticas.

Como é feita a instalação do SPDA Estrutural?

A instalação do SPDA Estrutural é muito simples, pois pode ser feita pelo próprio construtor. Além disso, a emenda das Rebars é feita de forma prática, através de clips galvanizados Tel 5238, com transpasse de 20 cm.

Sistema de instalação do para-raio
SPDA Estrutural tem instalação fácil, rápida e econômica (Foto: Divulgação/Termotécnica Para-Raios)

O que são Rebars?

Rebars são barras redondas de aço galvanizadas a fogo que podem substituir nas fundações as malhas de aterramento convencionais ou serem utilizadas como condutores do subsistema de captação de forma exposta.

Para substituir as malhas, as barras devem ser instaladas nas faces externas dos pilares ou vigas, porém dentro do concreto, sem invadir o cobrimento.

As barras estão disponíveis nos seguintes modelos:

• Tel 762 - Rebar Ø 8 mm x 3,00 m (50 mm²);
• Tel 765 - Rebar Ø 8 mm x 4,00 m (50 mm²);
• Tel 763 - Rebar Ø 3/8” x 3,00 m (70 mm²);
• Tel 760 - Rebar Ø 3/8” x 3,40 m (70 mm²);
• Tel 768 - Rebar Ø 10 mm x 3,00 m (80 mm²).

O que são Aterrinserts®?

Aterrinserts® trata-se de uma linha de conectores reguláveis, tipo inserto, utilizada como ponto de equipotencialização e de conexão com o subsistema de captação ou qualquer outro condutor do SPDA Estrutural que esteja fora das armaduras metálicas.

Os conectores estão disponíveis nos seguintes modelos:

• Tel 656 - Conector Aterrinserts® para Rebars Ø de 8 mm a 10 mm com disco em latão e rosca fêmea M12;
• Tel 650 - Conector Aterrinserts® EASY para Rebars Ø de 8 mm a 10 mm com disco em inox e roscas fêmeas concêntricas M12 e 1/4” UNC;
• Tel 638 - Conector Aterrinserts® LONG com duplo-clips Ø 3/8” para Rebars Ø 8-10 mm, disco em inox e roscas fêmeas concêntricas M12 e 1/4” UNC;
• Tel 658 - Conector Aterrinserts® LONG com duplo-clips Ø 5/8” para ferragens Ø 12-16 mm, disco em inox e roscas fêmeas concêntricas M12 e 1/4” UNC;
• Tel 659 - Conector Aterrinserts® LONG com duplo-clips Ø 1” para ferragens Ø 19-25 mm, disco em inox e roscas fêmeas concêntricas M12 e 1/4” UNC.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos