menu-iconPortal AECweb

Arena Corinthians ganha moderno sistema de iluminação

Interact Sports da Signify cria cenários e interações com a torcida, além de controlar o desempenho dos novos refletores, que economizaram mais de 50% de energia

A Neo Química Arena está localizada na zona leste de São Paulo e recebe os jogos de futebol do Sport Club Corinthians Paulista, além de outros eventos. Trata-se de uma das instalações esportivas mais modernas e equipadas do país, comparável às arenas de última geração da Europa.

Inserido em um terreno de quase 200 mil m², o complexo foi inaugurado em maio de 2014. Com capacidade para pouco mais de 49 mil pessoas, possui outros estabelecimentos para uso do público, tais como: bar, choperia, quadra de futebol/basquete, academia, loja, museu, estacionamentos externo e subterrâneo, entre outros serviços.

Do ponto de vista arquitetônico, o empreendimento possui quatro setores e duas grandes arquibancadas laterais. Também impressiona pelo gigante painel de LED – com 170 metros de largura e 20 metros de altura – e pelo painel de vidro – com 1,3 mil peças, em uma área de 240 metros de comprimento e 30 metros de altura. Outros destaques são os telões, que projetam as imagens para quem está dentro e fora do estádio.

A "Arena Corinthians", como é popularmente conhecida, sediou importantes eventos esportivos, sendo eles a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos RIO 2016.

Arena Corinthians com sistema de iluminação Interact Sports
A Arena Corinthians modernizou seu sistema de iluminação com o Interact Sports e os refletores em LED Phillips Arena Vision (Foto: Divulgação/Signify)

Desafio do projeto de iluminação

No ano de 2022, a direção do estádio e o Corinthians enxergaram uma oportunidade de mudar o sistema de iluminação. Não apenas com objetivo de modernizá-lo, mas de adequá-lo às diferentes exigências das entidades que regem o futebol, como CBF (Confederação Brasileira de Futebol), CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) e FIFA (Federação Internacional de Futebol). Com a tecnologia antiga, as lâmpadas queimavam com mais frequência e a manutenção era maior, o que colocava em risco a realização dos eventos.

“A necessidade número um era atender aos níveis de iluminação, que são monitorados pelas entidades. O segundo ponto era a economia. Já que precisava ser feito um belo projeto, por que não maximizar o potencial dessa energia? E a terceira questão era a possibilidade de criar cenários e mais interações com o torcedor”, detalha Daniel Tatini, CEO da Signify – empresa que recebeu a demanda por um novo sistema de iluminação e que forneceu as soluções.

Solução com Interact Sports e projetores LED Phillips Arena Vision

De acordo com Tatini, o sistema de iluminação da Neo Química Arena é considerado o que há de mais moderno no mercado atualmente. E o melhor: totalmente preparado para ser ainda mais eficiente no futuro, com outras opções de automação e de interação.

Compatíveis com o sistema Interact Sports, os projetores em LED Phillips Arena Vision também foram fornecidos. Trata-se de um produto “estrela”, pois é consolidado no mercado, tem muita tecnologia e está presente nas grandes arenas esportivas do mundo.

Sistema Interact Sports e refletores Phillips Arena Vision na Arena Corinthians
O sistema Interact Sports fornece o dashboard do desempenho dos refletores LED Phillips Arena Vision no estádio  (Foto: Divulgação/Signify)

Resultados com o Interact Sports e os projetores

A respeito dos resultados obtidos com o sistema Interact e os projetores LED Phillips Arena Vision, é possível destacar, primeiramente, a economia. Afinal, “existe uma eficiência de produto. Aqui tinham 352 projetores de 2 mil watts – cada um – e agora possui 220 projetores com 1,5 mil watts. Então, se você combinar esses fatores, já houve uma economia de mais de 50% de energia”, destaca o CEO da Signify.

O fato de os projetores acenderem imediatamente – ao contrário das outras tecnologias, que às vezes demoram mais de 15 minutos para ligarem por completo – também é um aspecto a ser salientado. O que isso significa? Economia da base instalada na utilização.

Outro diferencial é, justamente, o controle que o sistema Interact exerce sobre os projetores. Como já citado, há maior visualização de como os equipamentos estão se comportando. Qualquer alteração no desempenho é informada de imediato, permitindo mais rapidez na tomada de decisão.

Ainda sobre esse controle, é possível constatar um impacto direto no público. “Com essa tecnologia, podemos estimular as pessoas a chegarem mais cedo para não perderem o show de luzes, por exemplo. E se conseguirmos que 25% dos torcedores acessem o estádio com antecedência, certamente vão consumir outros produtos, como alimentação. Então, isso inevitavelmente vai gerar mais receita para o clube. O que pode parecer um investimento mais caro no início, ao longo de um curto período passa a se pagar e a criar lucro a um projeto de infraestrutura que antes não dava isso”, afirma o profissional.

Leia também: Conheça os desafios das obras da Arena MRV, em Belo Horizonte

Refletores LED Phillips Arena Vision na Arena Corinthians
O projeto de iluminação conseguiu uma economia de mais de 50% de energia com os projetores LED Phillips Arena Vision (Foto: Divulgação/Signify)

Conclusão

Ainda na opinião de Tatini, esse tipo de investimento precisa estar preparado para o futuro. Ele cita, como exemplo, que há quatro ou cinco anos, os estádios não eram concebidos com projetores em LED. E no futuro, outras tecnologias de outras verticais vão surgir, não só de iluminação.

“O Interact Sports está preparadíssimo para integrar novas possibilidades de IOT, com câmeras, sensores, medição de temperatura, leitura do comportamento dos torcedores no estádio, emergências...o cenário que se vislumbra é totalmente irrestrito e ilimitado. Tem muita criatividade pela frente”, complementa.

Veja: 5 estádios brasileiros que estão sendo reformados

MAIORES INFORMAÇÕES

Estudos de Casos

Informativos Técnicos