menu-iconPortal AECweb

Sistema construtivo possibilita a setorização adequada de áreas em biblioteca

Além do Pila Petite, Securit ofereceu estantes para o local, proporcionando design moderno e funcionalidade.



Sistema construtivo possibilita a setorização adequada de áreas em biblioteca

Proprietário da obra: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Contratante: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Local da obra: Avenida Cruzeiro do Sul – Santana – São Paulo (SP).
Data da obra: Início: setembro de 2009 / Conclusão: fevereiro de 2010.
Fornecedor: Securit SA.
Nome dos Produtos: Pila Petite e Bibliotecas Securit.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo está localizada no Parque da Juventude – zona norte da capital -, e possui uma área de 4.257 m². O novo espaço cultural da cidade foi desenvolvido em um terreno onde funcionou a Casa de Detenção do Carandiru.

O local oferece fácil acesso pelo metrô, áreas para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura, computadores e um vasto acervo, que conta com CDs, DVDs, jogos e mais de 30 mil livros.

DESAFIO

Idealizado por Adriana Cybele Ferrari, assessora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o projeto desenvolvido para a biblioteca foi realizado em conjunto pelos escritórios de arquitetura Aflalo & Gasperini, Univers e Dante Della Mana.

A idéia era aproveitar o edifício da BSP, que já existia como local de eventos, para a concepção de um novo espaço. “O problema foi que o programa elaborado era muito grande para ser executado em pouca área. Isso exigiu um grande esforço para a compressão do programa do projeto e a adaptação das condições do edifício”, disse o arquiteto Dante Della Mana.

De acordo com o arquiteto Marcelo Aflalo, os desafios enfrentados estavam ligados à concepção ideológica do projeto, que previa acessibilidade total, tanto física quanto social. “As áreas de leitura e os equipamentos deveriam apresentar mobiliário agradável e confortável, com muita luz natural filtrada e livros posicionados com a capa à mostra para estimular a escolha visual e espontânea”, afirmou.

A obra também exigia um sistema construtivo que aliasse design arrojado, durabilidade e flexibilidade. Essas características eram necessárias para que fosse possível criar um espaço sujeito a usos diversificados, considerando que o local foi planejado para comportar diferentes áreas de atividades. “Queríamos fazer um ambiente fechado, mas que ao mesmo tempo oferecesse mobilidade”, destacou Della Mana.

Sistema construtivo possibilita a setorização adequada de áreas em biblioteca

SOLUÇÃO

Um dos fatores que contribuíram para a boa interpretação do conceito da reforma do edifício foi a utilização do Sistema Construtivo Pila Petite, da Securit. A versatilidade, o fácil transporte, a rapidez da montagem, a flexibilidade de fechamentos e o total reaproveitamento do conjunto foram algumas das vantagens que o produto ofereceu. “O Pila Petite possui uma estrutura leve, resistente e adequada aos padrões e tecnologias empregadas na comunicação visual e de setorização de áreas, disse Aflalo.

Já nos ambientes criados para comportar os livros, catálogos, revistas e balcões de recepção, foram utilizadas as estantes altas da Securit. Isso permitiu o uso de prateleiras tanto para estoque, quanto para mostruário dos livros, a exemplo de uma livraria contemporânea. O mobiliário que constitui essa linha também proporcionou design e funcionalidade. “A escolha foi natural. Além de já ter sido testado em outras obras de qualidade, o desenho das estantes casava com o desenho do Pila Petite”, falou Dante.

Já para Marcelo, o resultado final de todo o projeto foi satisfatório, pois exigiu criatividade e modernidade para receber o público. “Hoje, o lugar substitui o infame complexo penitenciário do Carandirú, palco de tragédias em um passado recente. É usado por todas as classes sociais e por muitos dos cidadãos marginalizados da sociedade, como os sem-teto e menores abandonados, que convivem em harmonia com classes sociais mais estruturadas”, ressaltou.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Pila Petite: Sistema construtivo que alia alta tecnologia, design arrojado e materiais de grande durabilidade. Conectores em aço e perfis em alumínio são os principais elementos responsáveis pela flexibilidade e potencial de design do sistema.

Pila Petite é modulado dentro de padrões arquitetônicos e projetado para ser instalado com rapidez e facilidade. Versátil, permite a criação de espaços para uso privado, corporativo e promocional, como salas de reuniões, bibliotecas, divisórias em escritórios, suporte para comunicação visual, estandes em feiras, exposições e mostras.
Bibliotecas Securit:
Com tradição reconhecida na fabricação de mobiliário para bibliotecas e centros de informação, a Securit possui hoje uma linha flexível e renovada regularmente.

O sistema inclui móveis para leitura individual ou em grupo, móveis para acervo de livros e revistas, balcão de recepção e empréstimo, mesas e assentos para salas de leitura e de treinamento.

A linha se completa com arquivos, mapotecas e postos de trabalho para consulta em computadores. Por aliar design e funcionalidade, este mobiliário também é adequado para uso residencial e em escritórios.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da Securit disponíveis no Canal de Especificação Online.

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Alfa

Download de catálogo

Stand 50

Download de catálogo

Gaveteiro

Download de catálogo

Roma

Estudos de Casos