menu-iconPortal AECweb

Sem cheiro e aparência, Aterro Sanitário de Salvador torna-se referência

Geomembrana da Sansuy foi utilizada com sucesso para a impermeabilização do solo

Estudo de Caso: Vinigeomanta Sansuy / Aterro Sanitário Battre.

Geomembrana da Sansuy foi utilizada com sucesso para a impermeabilização do solo.

Sem cheiro e aparência, Aterro Sanitário de Salvador torna-se referência


Proprietário da obra: Grupo Solvi.
Contratante: Aterro Sanitário Battre.
Local da obra: Salvador, BA.
Data da obra: O fornecimento do produto teve início em 2000 e continua até hoje.
Fornecedor: Sansuy SA – Indústria de Plásticos.
Nome do Produto: Vinigeomanta Sansuy.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Em operação desde 1998 e localizado a cerca de 30 quilômetros da área urbana de Salvador, o Aterro Sanitário Metropolitano recebe cerca de 50 mil toneladas de lixo por mês das cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Esse volume é armazenado em células devidamente impermeabilizadas, que impedem a contaminação do solo pelos resíduos. Isso permite que o aterro coexista com recursos hídricos que passam a apenas 30 metros dali.

DESAFIO

Segundo Carlos Fonseca, engenheiro da Sansuy, o maior desafio da empresa foi conter a grande penetração de águas pluviais que acontecia pelo corpo do Aterro Sanitário, causando incremento do volume do chorume a ser recolhido e tratado. Havia também a preocupação das lideranças comunitárias com relação a contaminação do solo e das águas do Rio Utinga de Fora.

Sem cheiro e aparência, Aterro Sanitário de Salvador torna-se referência
Além de impedir a entrada a águas pluviais, a Vinigemomanta também evitou a perda de gás fora do sistema de drenagem.

SOLUÇÃO

Para evitar a contaminação do meio ambiente, antes das valas receberem o lixo, o solo é impermeabilizado com uma camada de argila, uma de polietileno de alta densidade e, em seguida, uma nova camada de argila. Já para conter a penetração de águas pluviais pelo corpo do Aterro, a solução encontrada foi “cobrir as valas que atingem sua capacidade máxima e não podem mais receber lixo, com a vinigeomanta da Sansuy” explica Fonseca. “Além de impedir a entrada de águas pluviais, a vinigeomanta também evita a perda de gás fora do sistema de drenagem”, conclui o engenheiro. Após a cobertura da superfície da célula com o geocomposto, o local recebe uma camada de solo, que é gramado posteriormente, ganhando uma aparência de jardim.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Fornecido em painéis, o material consiste em uma geomembrana de PVC acoplada com geotextil em uma das faces. A vinigeomanta da Sansuy não necessita de suportes especiais para montagem. No Aterro, ela é utilizada na fase final do processo de alocação do lixo, sendo soldada a célula, através de soldagem química.

Redação AECweb


Clique para obter catálogo e mais informações sobre este produto

Conheça mais produtos da Sansuy disponíveis no Canal de Especificação Online

MAIORES INFORMAÇÕES

Estudos de Casos