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Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.

A Metax realizou escoramento, evitando a falência estrutural da ponte, na passagem dos equipamentos usados na construção do gasoduto

Estudo de Caso: Escoramentos Metálicos Metax / Túnel de Dutos do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté.

A Metax realizou escoramento metálico com tubo de aço galvanizado equipado de 48mm, reforçando a estrutura da ponte.

Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.

Proprietário da obra: Petrobras.
Contratante: Petrobras.
Local da obra - Rodovia SP 55, km 105, Fazenda Serramar.
Data da obra: maio 2009.
Fornecedor: Andaimes Metax Equipamentos.
Nome do Produto: Escoramento Metálico em Tubo de Aço Galvanizado Equipado 48 mm (tubo e braçadeira).

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A construção do túnel de dutos do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté se localiza nas dependências da fazenda Serramar, ‘zona rural’ com estradas de terra e pontes construídas sem projetos, restritas à passagem de veículos leves e movidos à tração animal.

DESAFIO

“O equipamento para escavação do túnel é transportado em partes e montado no local de utilização, implicando a utilização de várias carretas, sendo a maior com peso total de 170 ton distribuído nas rodas”, explica o engenheiro Mauricio Melo, gerente de Assistência Técnica da Metax. Foi realizado estudo na região para identificar a estrada com solo capaz de suportar tal esforço e, a partir daí, traçar o percurso das carretas. “Todas as interferências existentes foram analisadas, principalmente as pontes, pois não há projetos e nenhuma informação quanto a capacidade de carga e detalhes construtivos da ponte que estava no trajeto”, diz.

SOLUÇÃO

A solução encontrada foi reforçar a ponte para que as carretas pudessem trafegar com segurança, e de forma a impedir a falência de sua estrutura. “A maneira mais eficiente de atingir esses objetivos está na utilização de escoramento metálico com tubo de aço galvanizado equipado de 48 mm (tubo e braçadeira), acessórios e perfil metálico instalado sob a ponte, além de reforço de todas as partes estruturais. Como não havia nenhuma informação construtiva da ponte, o projeto de escoramento foi realizado como se a ponte não absorvesse nenhuma carga. Ou seja, o escoramento seria a única estrutura para suportar o peso das carretas, resultando numa estrutura superdimensionada que garantiu a segurança com uma determinada folga”, revela Mauricio Melo.

Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.
Após a aplicação dos Escoramentos Metálicos Metax, foi possível liberar a ponte improvisada para a passagens de caminhões pesados.

Outro aspecto importante para a utilização do equipamento da Metax se deve às interferências encontradas sobre o rio. Segundo o engenheiro, não havia como utilizar um material modular com encaixes definidos, o que levou ao uso de uma estrutura que pudesse ser adaptada a qualquer situação e, ao mesmo tempo, suportasse cargas elevadas. “Ainda mais quando se precisa apoiar quase que 100% desta estrutura dentro do riacho sobre dormentes de madeiras”, destaca. A possibilidade de as chuvas aumentarem a vazão do riacho, trazendo junto entulho, formariam uma verdadeira parede em contato com a estrutura do escoramento. “Essa massa aumentaria de forma exponencial e receberia esforços horizontais elevados e indesejáveis, devido a pressão da água, já que o escoramento não suporta este tipo de esforço. Para evitar o problema, foi criada uma barreira com telas que teve a função reter todo o entulho e, caso houvesse um acúmulo, poderia simplesmente ser removido”, conclui Melo.



DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O serviço de escoramento metálico é composto por barras cilíndricas de tubos de aço galvanizado com diâmetros 48 mm e comprimento variável; acessórios como braçadeiras fixas e giratórias para conexão entre as barras cilíndricas de tubo; luvas de emenda dos tubos; bases de apoio com ajuste de altura; forcados para fixação dos perfis metálicos de apoio na estrutura; e reforço da ponte. Execução de projeto e memória de cálculo com a solicitação desejada. Montagem e desmontagem do escoramento realizada por equipe especializada, composta por encarregado e montadores de estruturas tubulares, e acompanhamento técnico por engenheiro civil com ênfase em estruturas.


Redação AECweb

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