menu-iconPortal AECweb

Concreto colorido reforça integração arquitetônica e cria diferenciação em adega

Em contato com o concreto, a cor ocre gerada pelo pigmento Bayferrox® criou um ambiente coerente e harmonioso para a apresentação de vinhos.

Estudo de Caso: Pigmento amarelo Bayferrox® 920/ Bodega Antión, Espanha.



Concreto colorido reforça integração arquitetônica e cria diferenciação em adega

Proprietário da obra: Proconsol Bodega Antión, S.L.
Contratante: Proconsol Bodega Antión, S.L.
Local da obra: Bodega Antión - La Rioja, Espanha.
Data da obra: Início: 2004 – Término: 2007.
Fornecedor: Lanxess Energizing Chemistry.
Nome do Produto: Pigmento amarelo Bayferrox® 920.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Com projeto do arquiteto Jesus Marino PASCUAL, a Bodega Antión, localizada em La Rioja (Espanha), possui uma concepção diferenciada que integra a produção de até 1 milhão de litros de vinho por ano, alta gastronomia e hotelaria de luxo, com 12 suítes. O edifício, de 12.165 m², apresenta-se como uma “cepa de vidreira transitável”, propiciando aos visitantes uma vivência abrangente em vinificação. Ao mesmo tempo, se destaca como uma obra de arte arquitetônica.

DESAFIO

Concreto colorido reforça integração arquitetônica e cria diferenciação em adega

Em uma parcela de 18.127 m² deviam ser integrados não somente as áreas de produção de vinhos e de armazenagem, mas também suítes de luxo, restaurante para alta gastronomia, área para prova de vinhos, escritórios, salas de conferências e uma vinoteca.

Para isso, o projeto precisava adequar toda a parte funcional, de operação e representativa, abolir os limites da topografia encontrada no local por meio de um seqüencial em vários níveis justapostos e sobrepostos.

Necessitava-se, portanto, de uma cor que unisse todas as seqüências do edifício, oferecendo um ambiente propício para a apresentação dos vinhos, com uma atmosfera coerente e harmoniosa.

SOLUÇÃO

Concreto colorido reforça integração arquitetônica e cria diferenciação em adega

A cor ocre dominante no concreto foi a escolhida para a execução do projeto, pois ela reforçou a intenção arquitetônica de integrar os diferentes níveis e espaços na concepção global. Para a sua produção, foi misturado ao cimento o pigmento de óxido de ferro amarelo Bayferrox® 920. Essa mistura foi preparada numa betoneira, diretamente no canteiro de obras, a fim de obter de forma rápida e fácil a cor desejada pela equipe de arquitetos. Os 12mil m³ de concreto usados no complexo de edifícios foram pigmentados, o que corresponde ao consumo total de 120 ton.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O amarelo Bayferrox® 920 é um pigmento de alta concentração e excelente dispersabilidade. A embalagem do produto em sacos de papel de 10 kg, hidrossolúveis, permite a sua incorporação direta na betoneira. Para a coloração de 1 m³ de concreto foram necessários 10 kg (= 1 saco). A preparação é formulada na Espanha pela Europigments, uma empresa do Grupo LANXESS.


Clique para obter outras informações e catálogo deste produto

Veja mais produtos da Lanxess disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos