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Juntas de dilatação atendem vãos maiores em aeroporto de Guarulhos

Com liderança técnica e operacional, a Cosimo Cataldo foi a única empresa do mercado brasileiro capaz de fornecer acabamentos juntas de dilatação com dimensões acima da média para o novo terminal do aeroporto

Novo Terminal - Aeroporto - Juntas de Dilatação

Com área de 192 mil m², o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é maior que a soma dos três terminais já em operação no local. Tem capacidade para atender 12 milhões de passageiros ao ano em voos exclusivamente internacionais.

As obras iniciaram-se em 2012 e viabilizaram a execução de dois novos prédios: o próprio terminal de passageiros e o dique para 22 aeronaves. Há, também, um edifício-garagem com capacidade para 2,6 mil vagas e nova área de estacionamento.

Desafio

Junta de Dilatação

O prédio que compreende o novo terminal do Aeroporto de Cumbica foi projetado com superfícies de vãos muito grandes. Essa situação condicionou a busca por acabamentos para juntas de dilatação com capacidade de movimentação acima da média no mercado brasileiro – enquanto os modelos convencionais fazem uma movimentação de 6 mm, a necessidade da obra era cobrir vãos de 65 mm, com movimentações bidirecionais de até 9 mm (para mais ou para menos).

A princípio, os engenheiros procuraram referências em materiais importados, desenvolvidos na Alemanha e no Canadá. No entanto, os empecilhos estavam relacionados ao custo, prazo de entrega e mão de obra especializada para a instalação.

Outro desafio a ser vencido estava no prazo escasso, já que o aeroporto deveria estar pronto para a Copa do Mundo, e nas várias execuções paralelas. Os pisos, por exemplo, foram executados antes da instalação das coberturas, exigindo proteção adicional conta intempéries e trafego da obra.

Solução

Dentro deste cenário, a Cosimo Cataldo surgiu como o parceiro ideal. Especializada na fabricação de juntas de dilatação, a empresa comprovou mais uma vez sua liderança técnica e operacional no mercado ao ser a única a empresa do Brasil a disponibilizar os produtos de acordo com a necessidade da obra.

“Não existe outro fabricante no país com capacidade técnica e de produção para atender a construção do novo terminal no que diz respeito ao tipo de junta especificado, enquanto que a Cosimo Cataldo já estava com esse novo modelo desenvolvido. Assim, foi possível fabricar as peças dentro de um prazo muito rápido. Em 30 dias já tínhamos as juntas prontas. Bastou acionar os nossos fornecedores, escolher o perfil indicado, injetar o alumínio e o inserto em Santoprene. Enfim, tudo estava pronto e testado", ressalta Giacinto Cataldo, diretor da empresa.

A junta de dilatação fornecida foi a GFT 200 x 2", patenteada pela Cosimo Cataldo. É construída em alumínio e insertos em Santoprene – uma borracha de excelente resistência química, com altos índices de elasticidade, flexibilidade e resiliência. Para a instalação das juntas, a Cosimo Cataldo fez um trabalho diferenciado ao fornecer uma equipe técnica especializada que cuidou de todos os procedimentos necessários para a etapa.

Juntas - Piso - Cosimo Cataldo

"O prédio possui vários panos de piso, e todo o ajuste de níveis ocorrem nas posições onde se encontram as juntas de dilatação. Durante a execução, as duas fiadas paralelas às juntas ficavam ‘abertas’. Assim, nossa equipe aplicou os acabamentos de forma a alinhar, nivelar e compensar eventuais desvios, com fixação diretamente nas estruturas do concreto, para posterior grauteamento e complementação dos pisos – um trabalho quase artesanal", explica Giacinto.

No total, o terminal três de Cumbica recebeu mais de dois mil metros de acabamento para juntas de dilatação, considerando os diversos andares e os prédios de garagem.

“Como a Cosimo Cataldo já tinha vasta experiência em instalações de juntas em outros tamanhos, foi necessário apenas adaptar o produto. Atendemos com a mesma qualidade que a obra teria com produtos importados. Em termos de prazo de entrega e preço, foi até mais acessível", conclui Giacinto.

A Cosimo Cataldo também esteve presente nas obras dos aeroportos de Natal, Manaus e Campinas, em Viracopos.

Clique aqui e conheça o GRU Executive Lounge do novo terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos.


Produto - Junta de dilatação - Cosimo Cataldo

Descrição do Produto

O acabamento para juntas de dilatação de embutir GFT 200 x 2" é um conjunto formado por perfis de alumínio e insertos flexíveis em borracha de Santoprene. Além de sustentar a borracha (flexível), o perfil de alumínio arremata a borda do piso, impedindo o “desbeiçamento”, ou seja, a quebra das bordas dos pisos. Evita, também, o surgimento de “frestas” e o consequente acumulo de sujeira, muito comum em outros modelos . Por fim, elimina a necessidade de outras soluções para ajustes de eventuais diferenças de execução.
Descrição da Obra
Local: Guarulhos (SP)
Data da obra: Início: 2012 / Término: 2014
Fornecedor: Cosimo Cataldo
Produto: Juntas de dilatação GFT 200 x 2”
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