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Paineis de aço inox escovado

Revestimento trouxe a riqueza visual de brilhos e reflexos à Ponte Estaiada

Estudo de caso: Instalação de 2000 ml de painéis de aço inoxidável nos frisos, nó e mezanino dos mastros de concreto, com 138 m de altura, da ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.



Proprietário da Obra
: Emurb – Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo
Contratante: Construtora OAS
Local: São Paulo – SP
Data da Obra: maio de 2008
Fornecedor: ArcelorMittal Brasil
Processamento e instalação: Coppermax Revestimentos Metálicos Ltda
Produto: Painéis de Aço Inox Escovado 444 (mezanino e nó) e 304 (frisos)

DESCRIÇÃO DA OBRA
De autoria do arquiteto João Valente, a ponte Octávio Frias de Oliveira liga a Marginal Pinheiros à avenida Jornalista Roberto Marinho. No mastro revestido com aço inox, estão ancorados 144 estais fixados na parte inferior do tabuleiro da ponte. Os estais são compostos por 10 a 15 cordoalhas de aço e medem 79 metros, o mais curto, e 195, o mais longo.

DESAFIO
Apesar de todo o esforço do autor do projeto, arquiteto João Valente, em conjunto com o calculista, engenheiro Catão Ribeiro, para reduzir as dimensões do mastro principal, a massa construída resultou robusta. Permaneceu o desejo de torná-la mais delgada, de desenho mais harmônico e limpo.


Paineis de aço inox escovado
O projeto pretendia deixar a ponte com um desenho harmônico e limpo, utilizando os recursos de luz e sombra

SOLUÇÃO
“Desde o início do projeto foi considerada a utilização de elementos de aço inox de alto brilho aplicados ao mastro principal para acentuar sua verticalidade. Devido às dificuldades apresentadas durante a obra, que incluía a construção do segmento superior com inclinação negativa, buscamos o recurso de luz e sombra por meio de efeitos de alto e baixo relevo incorporados à forma do próprio concreto. Porém, à medida que as obras avançavam, podíamos perceber que o efeito obtido não respondia às necessidades estéticas de alongamento, e que resultasse em uma percepção mais reduzida do volume do mastro”, explica João Valente.

A insatisfação do arquiteto com o resultado, o fez resgatar a idéia de revestir em inox os frisos, o nó e a haste. “A solução veio do arquiteto Ataíde Xavier, consultor da Coppermax, empresa que executou a instalação: ele propôs trabalhar com alpinistas. O que antes era uma aplicação praticamente impossível, se tornou factível”, diz Valente, lembrando que usou painéis de aço inox escovado fornecido pela ArcelorMittal Inox Brasil. “O revestimento trouxe grande riqueza visual de brilhos e reflexos. O travessão central que tinha uma presença muito ostensiva de concreto, ganhou reflexos da cor do céu, com tons mutantes, desconectando aquela peça do desenho das hastes verticais. Mesmo se tratando de uma obra bruta, de muito volume, a ponte tem um refinamento do ponto de vista estrutural e conceitual que merecia ser assinalado e o aço inoxidável fez isso bem”, ressalta Valente, lembrando que o material de fácil limpeza, retém pouco a sujeira, fator importante numa cidade poluída como São Paulo.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Os painéis de aço inox utilizados na ponte Octávio Frias de Oliveira atendem às exigências técnicas, transmitem um toque de arrojo, de tecnologia e praticidade de limpeza. Segundo o arquiteto Ataíde Xavier, consultor da Coppermax, o maior desafio foi desenvolver um sistema de fixação amigável, que atendesse todos os rigores técnicos exigidos e possibilitasse a instalação por escaladores. “Realizamos vários estudos que mostraram que a instalação pelo método de escalada era o mais viável. Foi necessário desenvolver a fixação adequada para aplicar os painéis nas faces negativas. Em alguns pontos, a distância da superfície de concreto, onde os painéis de inox foram fixados, e o topo do mastro chega até 8 m. Nesta situação, a força da gravidade atua no sentido contrário ao ponto de instalação”, explica Xavier.

Paineis de aço inox escovado
A ideia de revestir em inox os frisos, o nó e a haste tornou-se possível graças ao trabalho de alpinistas


A estratégia adotada pela Coppermax foi desenvolver as peças na fábrica e simular a instalação. “Isto permitiu aos escaladores simplesmente fixar o parabolt com as esperas no concreto e depois rebitar os painéis de inox na peça”, complementa. Pré-montados, os painéis foram içados por cordas e os escaladores/instaladores puderam fazer a fixação, com grande agilidade no processo. Foram utilizados 2000 ml de aço inox tipo U, na dimensão 150 x 250 x 150 mm, aplicados em três colunas distantes entre si cerca de 130 mm. No total, foram utilizados na obra 13.200 quilos de chapas de inox 444 e 304, com espessura de 1,5 mm e acabamento escovado Nº 4SP, fornecidos pela ArcelorMittal Brasil.

Redação AECweb


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