menu-iconPortal AECweb

Piso Megadreno dá permeabilidade a calçamento da Odebrecht

Placas drenantes da Braston também proporcionaram resistência à flexão, atrito e harmonia com a estética do prédio

O Edifício Odebrecht promove contato e sinergia entre as 2,5 mil pessoas que ocupam o prédio. O acesso ao restaurante local é feito por meio de uma praça; um jardim elevado sobre o próprio restaurante. “Assim, o funcionário está trabalhando, para pra almoçar, sai do edifício e entra no restaurante”, explica o arquiteto Luis Felipe Aflalo Herman, um dos sócios fundadores do escritório aflalo/gasperini arquitetos, responsável pelo projeto de arquitetura da sede da construtora Odebrecht, em São Paulo.

Entre os 16 andares que abrigam escritórios, o espaço dedicado à praça permite um momento de interação e recreação no edifício da construtora. O projeto de paisagismo, feito pela Soma Arquitetos, amplia a circulação de pedestres nos arredores da construção.

Desafio

Devido à amplitude do empreendimento, o projeto de calçamento demandava harmonia entre cores, texturas e dimensões. Além das questões estética e conceitual, ele precisava atender características técnicas, como permeabilidade e resistência ao fluxo de pedestres e veículos.

Quanto ao visual paisagístico, era necessário alterar a percepção dos limites do terreno, tanto pela supressão de muros e gradis quanto pelo estabelecimento de novos alinhamentos.

Solução

Para suprir tais exigências, os projetistas recorreram à Braston. Com serviço personalizado, a empresa atendeu ao projeto do Edifício Odebrecht fornecendo cerca de 2 mil m² de Pisos Megadreno.

Os produtos foram aplicados sobre o solo com uma sub-base de pedras 1 e base de pedra 0 em menos de 30 dias. As placas foram fornecidas em modelos de 25 x 25 cm (textura fulge e cor platina) e 50 x 50 cm (textura levigado e cor cinza). A Braston também ofereceu apoio à mão de obra responsável pelo assentamento.

Os Pisos Megadreno atenderam a quesitos como permeabilidade, resistência à flexão e ao atrito, além de harmonizar perfeitamente com a estética do prédio
Georges Rusalim Filho

O calçamento encontra-se em todo perímetro externo do Edifício Odebrecht. “Os Pisos Megadreno atenderam a quesitos como permeabilidade, resistência à flexão e ao atrito, além de harmonizar perfeitamente com a estética do prédio”, esclarece Georges Rusalim Filho, diretor da Braston.

A Soma Arquitetos especificou os Pisos Megadreno para garantir extensão das superfícies entre as áreas privada e pública, além de preservar a permeabilidade do solo na maior parte possível. “Para valorizar o passeio público, em consonância com questões ambientais, propusemos calçadas generosas, áreas de estar e mirante pavimentados com as placas de concreto drenantes da Braston, apropriando-se de sua ampla variedade de acabamentos e dimensões”, explicam os arquitetos e urbanistas Alessandra Gizella da Silva e José Luiz Brenna, sócios da Soma.

Descrição do Produto

Os Pisos Megadreno da Braston são placas desenvolvidas para absorver 1 litro de água por segundo. Indicadas para pavimentação de áreas externas, essas placas drenam a água da chuva ou de qualquer sistema de escoamento. Também podem ser utilizadas como fontes, grelhas e muros verdes que possibilitam a passagem por gravidade da água pelo interior da estrutura.

 
Descrição dA OBRA
Projeto de Arquitetura: aflalo/gasperini arquitetos
Projeto de Paisagismo: Soma Arquitetos
Local: São Paulo, SP
Data dos projetos: 2008
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 7.387 m²
Fornecedor: Braston
Nome do Produto: Pisos Megadreno
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos da Braston disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Tabela Ambiental®

Download de catálogo

Piso Drenante - Braston

Estudos de Casos

Informativos Técnicos