menu-iconPortal AECweb

Soluções em aço aplicadas no maior vão suspenso do mundo

Para vencer o maior vão suspenso do mundo, a ArcelorMittal contribuiu com vários sistemas em aço

Estudo de Caso: 10,7 ton de produtos da ArcelorMittal / Cidade Administrativa do Governo de MG.

Referência em arquitetura e urbanismo, obra da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais utilizou sistemas da ArcelorMittal em seu processo construtivo.

Soluções em aço aplicadas no maior vão suspenso do mundo

Proprietário da obra: Governo do Estado de Minas Gerais
Contratantes: Palácio do Governo e Auditório – Camargo Correa, Mendes Junior e Santa Bárbara; Secretaria 1 – Construtora Norberto Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão; Secretaria 2 e Centro de Convivência – Construtora Andrade Gutierrez, Via Engenharia e Barbosa Mello
Local da obra
: Belo Horizonte (MG)
Data da obra
: Início - dezembro de 2007; Término – fevereiro de 2010
Fornecedor: ArcelorMittal, entre outros.
Nomes dos produtos: Cordoalhas nuas e engraxadas; reforço de alvenaria Murfor; vergalhão Belgo 50 Soldável e Belgo 60 Nervurado; tela soldada; arame recozido; e pregos.

LOCAL DA OBRA

A Cidade Administrativa de Minas Gerais, erguida pelo Governo do Estado, está localizada às margens da chamada Linha Verde - via expressa que liga Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins. O projeto leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.

DESAFIO

O projeto arquitetônico da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais soma 804 mil m² de área total e mais de 310 mil m² de área construída.

Principal referência contemporânea na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte, a obra reúne cinco edificações principais: sede do Governo, dois prédios de Secretarias de Estado, Centro de Convivência e Auditório, além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos. O palácio do governo foi projetado para ter o maior vão suspenso do mundo, com 148 metros de extensão.

Soluções em aço aplicadas no maior vão suspenso do mundo
Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto da Cidade Administrativa de Minas Gerais utilizou cerca de 10,7 ton de produtos da ArcelorMittal.

SOLUÇÃO

A ArcelorMittal participou com suas soluções em aço nos três lotes da obra da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais. No Palácio do Governo, o processo construtivo foi baseado numa rotina aparentemente comum, na qual escoras metálicas desempenharam a função de pilares sob os pilotis. Posteriormente, após a construção da primeira laje, o prédio foi erguido com pilares vazados de maneira a permitir a passagem das cordoalhas de aço. Nestes andares foram utilizadas vigas protendidas e lajes nervuradas.

Toda essa estrutura é segura por dois pórticos bilaterais, estruturalmente concebidos em concreto protendido, tanto no sentido longitudinal, quanto em suas vigas transversais.

Depois de erguido todo o edifício e passadas as cordoalhas com função de tirantes, teve início o processo de protensão gradativa desses elementos. Após identificar que as tensões nos apoios metálicos passaram a ser nulas, começou a retirada desses pilares metálicos provisórios, concluindo-se assim o maior vão predial suspenso do mundo.

Soluções em aço aplicadas no maior vão suspenso do mundo
A área total do projeto conta com 804 mil m², sendo mais de 310 mil m² de área construída.

No palácio, ainda foi utilizado o sistema Belgo Pronto, com o fornecimento do aço cortado e dobrado de acordo com o cronograma da obra. A mobilidade do layout das Secretarias foi assegurada com as estruturas em concreto armado e vigas longitudinais em concreto protendido no sistema aderente.

Nas alvenarias, não foram utilizados elementos de enrijecimento como cintas e pilaretes, mas sim o Murfor: uma treliça plana galvanizada que é aplicada entre as fiadas da alvenaria, com o intuito de melhorar a ductilidade do elemento alvenaria, simplificando o processo produtivo e gerando maior segurança contra possíveis fissuras. A pré-montagem para estacas de fundação foi também fornecida pela ArcelorMittal via Belgo Pronto.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A ArcelorMittal Aços Longos forneceu 10,7 mil toneladas de produtos para a obra, mais de 60% do aço total empregado na Cidade Administrativa. Apenas em cordoalha para concreto protendido, a Cidade Administrativa consumiu em torno de 1,5 mil toneladas. Forneceu, ainda, mais de 9,2 mil toneladas de vergalhões (Belgo 50 Soldável e Belgo 60 Nervurado), pregos, arames recozidos (para realizar a amarração dos vergalhões), telas soldadas nervuradas e reforço de alvenaria Murfor.

Redação AECweb


Conheça mais produtos da ArcelorMittal disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

CA-60 Nevurado

Download de catálogo

Coluna ArcelorMittal

Download de catálogo

Espaçador Treliçado ArcelorMittal

Download de catálogo

Estribo ArcelorMittal

Estudos de Casos

Informativos Técnicos