menu-iconPortal AECweb

Elementos táteis garantem acessibilidade à Arena Pernambuco

Linha Tátil Fácil, da Andaluz, foi escolhida por estar dentro das normas de qualidade do mercado, sendo utilizada em diferentes ambientes do estádio, como escadas, rampas e outras áreas de acesso ao estádio

Andaluz

A Arena Pernambuco foi sede de cinco jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 e de outros três da Copa das Confederações FIFA 2013. Com projeto assinado pelo escritório Fernandes / Arquitetos Associados, o partido foi erguido com capacidade para 46 mil pessoas na região de São Lourenço da Mata, município de Recife.

O lote de 250 hectares também é destinado a diversos empreendimentos, como hotéis, centros de convenções, museu, cinemas, teatro, campus universitário, centros comerciais, edifícios empresariais e residenciais, praças de alimentação, restaurantes e shopping center, além de um parque ecológico de 600 mil m² com preservação da mata nativa.

O projeto arquitetônico destaca-se pela cobertura em estrutura metálica, com telhas termoacústicas, além de elementos em concreto aparente, painéis de laminado melamínico, pastilhas cerâmicas, entre outros. A construção também impressiona pela capacidade de mudar de acordo com o evento, em função da tecnologia com Etileno Tetrafluoretino (ETFE).

No quesito sustentabilidade, o projeto tira proveito de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais e de aquecimento de água por meio de coletores solares instalados na cobertura; utilização de equipamentos e dispositivos economizadores em todos os sanitários e vestiários e painéis fotovoltaicos.

Desafio

AndaluzA diversidade do público que passaria a frequentar o estádio, durante e depois da Copa do Mundo FIFA 2014, exigiu um grande preparo do complexo esportivo em termos de infraestrutura.

Evidentemente, tal necessidade abrangeria a especificação de produtos de acessibilidade de acordo com as normas do mercado e, consequentemente, adaptados às instalações externas e internas da arena.

Solução

Dentro dessas condições, a Andaluz apareceu como a empresa referência no fornecimento de produtos em larga escala para a obra. Foram fornecidas 2,7 mil m de placas em poliéster Alerta e 4,9 mil m de elementos soltos Direcional barra longa, da linha Tátil Fácil.

Os materiais foram aplicados pela equipe técnica da Andaluz em escadas, rampas, vomitórios e em todas as áreas de acesso ao estádio com agilidade e qualidade, uma vez que o prazo determinado pelo projeto era escasso.

Andaluz - Elementos táteis

A linha Tátil Fácil destacou-se pelos ganhos estéticos e por estar dentro dos requisitos técnicos de eficiência, resistência e durabilidade. Um dos grandes diferenciais foi o inovador sistema de fixação química, que promoveu excelente aderência das peças nos diferentes tipos de superfície.

Além disso, a linha garantiu vida útil prolongada e durabilidade superior em cinco vezes se comparado aos produtos convencionais do mercado.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Fabricada de acordo com a Lei Federal 5296/04 e a NBR 9050, que regulamenta as normas de acessibilidade no país, a linha Tátil Fácil é instalada com auxílio de um adesivo industrial – base PU – diretamente nos pisos. Assegura flexibilidade de manuseio e pode ser reaproveitada no momento da aplicação

Descrição da Obra
Local: Recife (PE)
Contratante: Construtora Odebrecht
Data (instalação dos produtos): Início: abril de 2013 / Término: maio de 2013
Fornecedor: Andaluz
Produto: Linha Tátil Fácil
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Elementos Podotáteis Linha Metálicos e...

Download de catálogo

Pictogramas

Download de catálogo

Mapa Tátil Eletrônico Andaluz

Download de catálogo

Placas Podotáteis Alerta Linha Outdoor

Estudos de Casos

Informativos Técnicos