Patologias e Vícios Construtivos em Edifícios

Procedimentos e Soluções Técnicas para Prevenção, Detecção e Tratamento

Programação
  • 14/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES E VÍCIOS CONSTRUTIVOS

    Vendas
    encerradas

    Vícios Ocultos e Inspeção de Edificações Recém-construídas

    Eng. Marcus Vinicius Fernandes Grossi

    Sócio-gerente da Fernandes & Grossi Consultoria e Perícias de Engenharia e professor universitário, é graduado em engenharia civil, com especialização pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). É perito judicial e assistente técnico da Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de São Paulo. Autor do livro "Inspeção e Recebimento de Obras – Edificações Habitacionais" e coautor dos livros "Manual de Engenharia Diagnóstica 2a edição" e "Building Pathology and Rehabilitation, Vol. 12".

    Melhores Práticas de Manutenção e Assistência Técnica no Pós-Obra em Empreendimentos Imobiliários

    Engª. Lilian Sarrouf

    Engenheira civil pela Escola de Engenharia Mauá e administradora de empresas pelo Instituto Mackenzie, é mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC-SP. Consultora técnica da CBIC e do SindusCon-SP, coordena o Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade e o grupo de trabalho de Pós Obra da entidade paulista. Foi coordenadora técnica das publicações “Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóvel, das Áreas Comuns e do Proprietário” e do guia “Boas Práticas para Entrega do Empreendimento desde a sua Concepção”. Também é gestora do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT.

    Tópicos
  • Entrega do empreendimento:
    • Entrega interna – final de obra (construtora)
    • Entrega para o cliente / síndico
    • Manual do proprietário e das áreas comuns
    • Programa de Manutenção – Modelo
    • Condições e Prazos de Garantias
  • Pós entrega:
    • Assistência Técnica – atendimento
  • 15/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • COMO ENFRENTAR AS PATOLOGIAS E VÍCIOS CONSTRUTIVOS?

    Vendas
    encerradas

    Como Mitigar Falhas Construtivas e Minimizar as Patologias no Pós-obra

    Eng. Leonardo Fagnani Sangiorgi

    Engenheiro Civil graduado Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) com pós-graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Trabalho Pós Obra e Assistência Técnica do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

    Vícios Construtivos: o que são e como resolver

    Alexandre Junqueira Gomide

    Advogado com larga experiência em direito imobiliário, possui expertise em ações de vícios construtivos, atraso de obras, corretagem, dentre outras demandas. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, é sócio no escritório Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados e professor de pós-graduação em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito.

  • 16/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

    Vendas
    encerradas

    Falhas de Planejamento e Execução em Concretagens – Ocorrências Comuns, Cuidados e Medidas Preventivas

    Eng. Paulo Beghelli Caracik

    Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1999) e pós-graduado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Atuou como coordenador técnico e comercial da Ulma Brasil (2000 a 2007) e gerente técnico de estrutura de concreto na Gafisa de 2007 a 2014. Naquele ano, fundou o escritório PBC Engenharia, empresa de consultoria em estruturas de concreto convencional, nervuradas, planas, protendidas, alvenaria estrutural e paredes de concreto.

    Patologia nas Estruturas de Concreto Armado – Técnicas de Prevenção, Proteção e Recuperação

    Eng. Thomas Garcia Carmona

    Engenheiro civil pela FAAP em 1999, é mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Diretor da Carmona Soluções de Engenharia, é professor de diversos cursos de pós-graduação e de universidades na área de projeto de estruturas e sua patologia. Especialista em vida útil das estruturas de concreto pelo Instituto Eduardo Torroja, Espanha. Diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural desde 2007.

  • 17/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DE ALVENARIAS E REVESTIMENTOS DE FACHADAS

    Vendas
    encerradas

    Trincas e Fissuras em Alvenaria de Vedação

    Engª. Rejane Saute Berezovsky

    Formada em Engenharia Civil pela PUC-RS, atua há cerca de 30 anos na área de consultas técnicas e perícias de Engenharia, com passagem em várias empresas, tais como Consult Soluções Patrimoniais, Óctada Projetos e Construções, Appraisal Avaliações e Engenharia, Camargo Côrrea e Companhia Metropolitana de São Paulo. Vice-coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-SP), é autora do livro “Vistoria de Vizinhança” e co-autora do livro “Inspeção Predial – Check-up Predial: Guia da Boa Manutenção”.

    Patologia de Revestimentos de Fachadas: Inspeção, Prevenção e Recuperação

    Eng. Maurício Marques Resende

    Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Construção Civil pela Universidade de São Paulo, possui também MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. É professor da Universidade São Judas e pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Consultor na Maxime Engenharia, presta assessoria técnica sobre desempenho de edifícios, avaliação de sistemas construtivos, projetos e patologia de revestimentos e inspeção predial. Também foi consultor técnico do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), gerente de aplicações especiais da Cecrisa Revestimentos e gerente técnico do centro tecnológico Falcão Bauer.

    Vantagens
    4 dias de evento
    8 palestras
    Perguntas e Respostas ao vivo
    Avaliação online
    Certificados de participação
    Acesso às gravações – assista quantas vezes quiser por 90 dias após o evento
    Como será a transmissão
    Conteúdo especializado ao vivo no conforto do seu escritório

    Essa jornada será transmitida ao vivo, exclusivamente pela internet, permitindo que você acesse conteúdo de qualquer computador conectado à rede.

    É uma experiência completa que garante áudio de qualidade, vídeo do apresentador em alta definição e visualização de todo o material de apoio.

    Além de tudo, você participa com perguntas em tempo real, o que garante maior interação.

    Cada módulo será transmitido em um dia, terá 2h de duração, com duas palestras de 45 minutos. Ao final, haverá uma sessão de perguntas e respostas de 30 minutos.

    Caso não consiga participar do evento ao vivo, assista à gravação (disponível durante 90 dias).

    Sobre o evento
    Por que participar?

  • Visualizar as principais patologias em edificações e suas origens nas fases de planejamento, projeto, especificação de materiais e sistemas construtivos e na execução das obras;
  • Saber como mitigar falhas construtivas e minimizar as patologias no pós-obra;
  • Ter uma visão ampla dos melhores procedimentos e ações na fase pós-obra e assistência técnica;
  • Entender o conceito de vícios construtivos e compreender o impacto de normas, legislações e códigos relacionados ao assunto, para evitar problemas e saber como tratá-los;
  • Tirar dúvidas sobre falhas no planejamento e execução de concretagens em edifícios;
  • Informar-se sobre técnicas de recuperação e proteção de estruturas de concreto armado;
  • Compreender as causas de anomalias em alvenarias, as medidas preventivas e as soluções indicadas no caso de patologias;
  • Conhecer as principais patologias em revestimentos para fachadas e as soluções para evitá-las ou, se constatados os problemas, as ações corretivas mais indicadas.
  • Público-alvo

    Engenheiros de obras, reformas e recuperações, coordenadores, diretores técnicos, projetistas, arquitetos, tecnólogos, professores, pesquisadores, estudantes, fornecedores de materiais e serviços e todos os profissionais envolvidos nas áreas de projeto, execução, recuperação, reparos, reformas e manutenção de obras de edificações.

    O evento

    O principal objetivo deste evento online é capacitar os profissionais da construção civil e arquitetura para a prevenção, detecção e tratamento de vícios construtivos e manifestações patológicas em edificações.

    Garantir a segurança técnica e jurídica dos empreendimentos, protegendo os usuários e evitando prejuízos para construtoras e incorporadoras, é uma atribuição de todos os profissionais envolvidos, desde fase de projeto, passando pela execução até o pós-obra e a assistência técnica.

    Especialistas vão apresentar, a partir de casos reais, os principais conceitos envolvidos, do ponto de vista técnico e jurídico, além das causas e as decorrências de patologias em estruturas, vedações, revestimentos etc.

    Serão 4 encontros virtuais (módulos), transmitidos pela internet, cada um com duração de duas horas. Cada dia terá duas palestras e uma sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes poderão interagir, ao vivo, com os palestrantes.

    Realização: Curadoria:
    Patrocínio: