menu-iconPortal AECweb

SP Urbanismo e C40 lançam concurso para requalificar a Praça da Bandeira, em SP

Texto: Naíza Ximenes

O concurso é de cunho internacional e voltado a estudantes. Eles devem propor iniciativas que retomem o espaço como um local agradável para a circulação de pedestres

foto aérea da Praça da Bandeira, em São Paulo
As inscrições ficam abertas até o dia 13 de abril e o envio do projeto deve ser feito até 25 de maio, no site da C40 (Foto: F J Jarabeck/Reprodução)

24/03/2023 | 15:22 –  A SP Urbanismo e a rede global de cidades C40 Cities lançaram, nesta semana, mais um concurso internacional para ajudar na recuperação do centro de São Paulo. Depois do sucesso do Reiventing Cities São Paulo, concurso que também foi promovido pelas instituições, a nova competição tem o intuito de requalificar a Praça da Bandeira, no centro de SP.

Batizado de Students Reinventing Cities São Paulo 2023, o concurso é voltado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e áreas correlatas. Eles devem retomar o espaço da Praça da Bandeira, um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital, como um local agradável para a circulação de pedestres, com foco na mobilidade ativa e criação de áreas verdes.

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de abril e o envio do projeto deve ser feito até 25 de maio, no site da C40 — rede que reúne grandes cidades do mundo comprometidas com o desenvolvimento de ações para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. São Paulo é a única representante da América Latina na lista de cidades escolhidas para esta edição do concurso.

Leia também

Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco anuncia data da 5ª edição
Certificados da ABNT para portas de madeiras incluirão selo da Abimci
Selic permanece inalterada pela quinta vez consecutiva

A Praça da Bandeira está localizada na Rótula Central, anel viário que delimita simbolicamente o Centro Histórico e foi implantado em uma época em que as intervenções urbanísticas priorizavam os automóveis.

As propostas devem:
• Tratar da requalificação das vias e conexões entre as duas margens do Vale do Anhangabaú, bem como entre os prédios da Prefeitura e Câmara Municipal;
• Repensar o funcionamento do Terminal Urbano e dos três córregos canalizados que passam pelo local (Saracura, Itororó e Bixiga) e que formam o córrego Anhangabaú;
• Adotar as melhores práticas para um desenvolvimento urbano de baixo carbono, com espaços mais resilientes e sustentáveis; e
• Considerar a legislação competente e os projetos de requalificação já executados, em elaboração ou em construção pela Prefeitura de São Paulo para o centro da cidade.

É recomendável que os estudantes analisem os projetos vencedores em primeiro lugar do Concurso Reinventing Cities São Paulo 2022, em especial, o projeto vencedor da Área 1B – Boulevard Prestes Maia, por se localizar do lado oposto da Praça da Bandeira —, que pode ser acessado clicando aqui.

A Praça da Bandeira se caracteriza como um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital paulista, apresentando grande circulação de veículos, principalmente por ter a maior parte de seu espaço destinada ao terminal de ônibus municipal, que tem o mesmo nome da praça.

Toda a região é cortada por viadutos que organizam o percurso nos cruzamentos e por passarelas de pedestres que conectam, sobretudo, o terminal às entradas da estação do metrô Anhangabaú. Destaca-se na região a passarela que liga o terminal ao Largo da Memória, local histórico do centro que abriga o primeiro monumento de São Paulo, o Obelisco do Piques.

Mesmo que multidisciplinares, as equipes de estudantes necessitam, obrigatoriamente, que o membro responsável pelo projeto esteja matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo durante todo o concurso. Também é preciso indicar um conselheiro docente para orientação, devidamente habilitado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil ou no conselho responsável do país onde o profissional desenvolve suas atividades.

Os projetos serão analisados, sem identificação de autores, por um júri formado por representantes da SP Urbanismo, C40 e entidades de arquitetura do país em junho de 2023. O anúncio da equipe vencedora acontecerá no mês seguinte.

O trabalho campeão receberá um certificado oficial da Prefeitura e da rede C40, além de campanha de divulgação e vídeo oficial elaborados pela instituição global.

Para consultar o regulamento e outras informações sobre o concurso, acesse o site da rede C40.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: