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Produtos da Astra atendem construtoras e arquitetos

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com 64 anos de atuação, a empresa fabrica e comercializa quase 6 mil itens para a construção civil, desde as fundações até o acabamento

01/04/2021 | 09:34 - Em 2020, o faturamento da Astra atingiu os 738 milhões de reais. Seus produtos são distribuídos em 32.400 pontos de vendas no Brasil, além de exportar cerca de 10% de sua produção para mais de 30 países. Em entrevista ao podcast do portal AECweb, Manoel Flores, diretor-superintendente da empresa, conta que o portfólio de produtos atende a todos os públicos, desde moradias de interesse social até as mais sofisticadas. Exemplo são os assentos sanitários, com configurações e preços variados que vão do popular ao alto padrão – segmento consumidor das banheiras e spas.

Em 2010, a empresa criou canais de comercialização específicos para cada segmento, desde as construtoras até os home centers e boutiques que atendem os arquitetos. Além de itens essenciais no canteiro como as fôrmas para lajes nervuradas e os espaçadores de concreto, Flores destaca o chicote hidráulico, produzido sob projeto. “O produto chega pronto na obra para ser inserido dentro das paredes, bastando plugar em quatro ou cinco pontos”, comenta, lembrando que o sistema se estende a ralos, sifões, descarga, caixas acoplada e alta, armários e espelhos para banheiros, entre outros.

Segundo ele, apenas 5% do faturamento da empresa se origina da importação. O restante é produzido nas plantas de Jundiaí e da inaugurada há dois anos, em Pernambuco. No último ano, a Astra sentiu o impacto da pandemia sobre os importados, que tiveram os preços do frete majorados e vários itens com instabilidade na entrega. “O que ocorre, também, no mercado interno. Quando percebemos o crescimento do mercado da construção civil, aumentamos a produção e estoques e conseguimos passar por isso, sem maiores dificuldades”, diz. Por outro lado, nem todo o leque de produtos da Astra é exportado, pois há a dificuldade da assistência técnica in loco, especialmente para aqueles mais técnicos.

Ele tece comentários sobre a necessidade de a sociedade cobrar do poder público a coleta seletiva para a destinação correta dos resíduos plásticos. Finaliza falando da trajetória da empresa que, em 64 anos de atuação, enfrentou e cresceu, apesar das diversas crises econômicas do país. “O sucesso resulta de uma política de fabricação de produtos de qualidade com preços adequados, somada à administração austera, evitando endividamento bancário”, destaca.

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