menu-iconPortal AECweb

Prefeitura de São Paulo lança primeira PPP de habitação na cidade

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Programa prevê a construção de 34 mil moradias nos bairros do Ipiranga, Mooca, Santa Amaro, Guaianases, Lapa e Casa Verde


A meta é que 4 mil unidades já sejam entregues em 2020 (crédito: Arina P Habich/shutterstock)

24/01/2018 | 17:05A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Habitação e da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), lançou o primeiro programa de Parceria Público-Privada (PPP) de Habitação do município, que prevê a construção de 34 mil moradias em seis anos.

Na primeira etapa, a prefeitura abrirá uma consulta pública por 30 dias para colher sugestões e propostas de aperfeiçoamento do programa. Posteriormente, as contribuições selecionadas ajudarão na composição dos editais para a realização das concorrências públicas internacionais. Espera-se que a iniciativa privada invista até R$ 7 bilhões, sendo 20% em infraestrutura urbana e equipamentos públicos.

Serão colocados em disputa lotes de diferentes tamanhos e em regiões distintas da cidade, todos próximos a corredores de transporte público. Além da moradia, os conjuntos devem abrigar postos de saúde, escolas, creches e áreas comerciais.

As primeiras 17 mil unidades serão construídas em terrenos pertencentes ao município e à Cohab-SP. A região de Heliópolis, no bairro do Ipiranga, receberá 8 mil unidades divididas em quatro lotes; um deles terá uma área dedicada a um Polo de Logística Urbana, com a finalidade de gerar emprego e renda para o bairro. Outros sete bairros nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste também serão contemplados. Outras regiões estão sendo estudadas e possivelmente serão apresentadas na próxima etapa.

A meta é que, pelo menos, 4 mil unidades sejam entregues até 2020. As demais moradias deverão ser entregues anualmente até, no máximo, 6 anos. Boa parte da oferta será para famílias com até dez salários mínimos, com prioridade para grupos com renda bruta mensal entre um e seis salários.

Quer saber mais sobre PPP? Acesse:

PPP habitacional quer construir sobre trilhos de trem e metrô em SP

Senado autoriza União a financiar projetos de concessões e PPPs

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: