menu-iconPortal AECweb

Piccin Equipamentos lança descompactador com novo raio de giro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A novidade foi batizada de Advanced Auto e promete reduzir drasticamente os custos de operação com os recursos tecnológicos empregados

foto do descompactador da piccin equipamentos
O modelo foi adaptado para controlar a profundidade atingida e o espaçamento entre hastes na cabine do trator (Foto: Piccin Equipamentos/Divulgação)

24/05/2022 | 14:10 – A Piccin Equipamentos, empresa especializada na fabricação de recursos tecnológicos para agricultura, acaba de lançar o Advanced Auto, um descompactador com raio de giro de até 25 metros.

Segundo a marca, a tecnologia empregada possibilita a redução dos custos de operação de forma significativa. Isso porque foram utilizadas hastes em profundidades de até 550 mm, que permitem a movimentação em relação ao chassi. O novo raio do equipamento ainda permite que o Advanced Auto realize grandes curvas, desvie de obstáculos e acompanhe trajetos sem riscos de causar danos.

Na agricultura, um descompactador, como o próprio nome já diz, descompacta o solo através da subsolagem. O equipamento movimenta a terra por baixo de sua camada superficial, de forma que o sistema radicular da planta possa se expandir, a água possa infiltrar com melhor eficácia e toda a camada inferior tenha maior vibração.

Esse método de preparação do solo para o plantio aumenta a descompactação entre as linhas, mantendo praticamente intacta a camada superficial. E foi pensando nisso que o equipamento foi desenvolvido: para atender as necessidades dos produtores, que buscavam por alternativas para melhorar o rendimento e a qualidade das operações de descompactação do solo em grandes áreas.

Outro destaque do modelo é o controle de duas características da descompactação: a profundidade atingida e o espaçamento entre hastes na cabine do trator.

O engenheiro agrônomo e head de marketing da Piccin Equipamentos, Marco Gobesso, comentou sobre a complexidade da regulamentação de implementos em vários quesitos: da dificuldade de seguir um mapa de compactação à adaptação a uma nova área. “É aí que o Advanced Auto muda toda dinâmica da operação: com comandos simples em painel dentro da cabine o próprio operador pode alterar a profundidade e o espaçamento entre hastes quando necessário. Economia de tempo e dinheiro”, diz.

“No futuro podemos ter também implementos operando até em profundidades variáveis dentro de uma mesma área, a exemplo de como já trabalhamos com aplicação de defensivos, corretivos, fertilizantes etc. Daí a origem do seu nome AUTO”, ele conclui.

Além disso, o engenheiro comenta que o Advanced Auto tem desenho de hastes que promovem revolvimento mínimo da camada orgânica superficial e diminuem a necessidade de operações no preparo. “O conjunto de hastes conta também com o sistema de desarme automático duplo, com mola plana e mola helicoidal que protege o conjunto de possíveis impactos durante a operação”, finaliza Gobesso.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: