menu-iconPortal AECweb

O mundo da construção não será o mesmo depois da pandemia, diz Ceotto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Essa é a percepção do sócio-proprietário da Urbic Construtora e Incorporadora. Ouça a entrevista completa no podcast a seguir

08/05/2020 | 15:07 - O engenheiro Luiz Henrique Ceotto, sócio-proprietário da Urbic Construtora e Incorporadora, realiza o sonho de décadas ao implantar dois canteiros de obras altamente industrializados. Em entrevista ao podcast do Portal AECweb, ele conta que, apesar de ter equipes mínimas – com o máximo de 20 operários como é comum em obras montadas feito “lego” – alguns operários e até mesmo funcionários administrativos adoeceram.

“Cada construtora e cada obra são impactadas de forma diferente, em função do processo construtivo adotado”, diz ele, lembrando que a maioria dos canteiros mantém ambiente saudável, exceto quando há grande número de equipes trabalhando simultaneamente. Aponta que a contaminação ocorre, em geral, no transporte público.

Ceotto alerta que chegará o momento que não terá ninguém mais para conduzir as obras. “Já está muito difícil manter a produtividade”, revela. Em processo industrializado, a evolução da obra talvez seja mais prejudicada em comparação aos sistemas convencionais, pois se um operário adoece, o substituto ainda passará por treinamento e ambientação até começar a produzir conforme o ritmo anterior. Ele recomenda aos construtores que preservem cada vez mais suas equipes administrativas, e principalmente, os engenheiros. Porque sem eles, a obra para.

Ceotto prevê que a pandemia deverá alterar profundamente os projetos e os sistemas construtivos, no futuro. “A população deverá empobrecer e somente daqui a três anos a economia será retomada, trazendo consequências negativas para o segmento imobiliário”, afirma. Renda, emprego e financiamento formam o tripé que sustenta a confiança da sociedade e, portanto, aquece a demanda – o que não virá tão já.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: