menu-iconPortal AECweb

Imóveis do Minha Casa, Minha Vida terão energia renovável complementar

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Instalação de sistema de energia solar será obrigatório em novos residenciais nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul; Norte e Nordeste podem ter sistemas alternativos


Com a instalação de sistemas de geração de energia renováveis, admite-se um incremento de até R$ 3 mil no valor das novas unidades habitacionais (crédito: amophoto_au/shutterstock)

27/11/2017 | 08:58 –  O Ministério das Cidades determinou a instalação de sistemas alternativos para geração de energia em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e outras edificações que utilizam recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

De acordo com a Portaria 643, os sistemas podem ser complementares às redes de distribuição já existentes e que utilizam fontes renováveis, como energia eólica, solar, oceânica e outras que integram o Sistema Elétrico Brasileiro. Na maioria dos casos serão destinados para aquecimento de água ou geração de energia elétrica a partir da radiação (sistema fotovoltaico).

A Portaria também definiu a obrigatoriedade da instalação do sistema de energia solar na construção de casas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No Nordeste e Norte os sistemas são facultativos e podem ser substituídos por similares.

Quando as edificações multifamiliares começarem a ser construídas, será admitido um acréscimo de até R$ 3 mil no valor das unidades habitacionais. O valor se refere aos custos de aquisição, instalação e serviços de instalações necessários ao sistema proposto.

Para saber mais sobre energia solar:

SP regulamenta licenças ambientais para geração de energia solar

Brasil pode ser o quinto maior gerador de energia solar em 2030

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: