menu-iconPortal AECweb

Imóveis do MCMV impulsionam aumento de vendas e lançamentos

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Os empreendimentos populares registraram aumento no número de lançamentos, enquanto os de alto e médio padrão, além de apresentarem recuo nas vendas e lançamentos, lideraram os distratos


No acumulado dos últimos 7 meses, foram comercializadas cerca de 58 mil unidades residenciais novas, cerca de 0,7% a mais do que no mesmo período de 2016 (crédito: Who is Danny/ shutterstock)

27/09/2017 | 14:35 – Entre janeiro e junho deste ano foram vendidas 58.214 unidades residenciais novas, de acordo com a pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O número é 0,7% superior ao mesmo período de 2016.

Os lançamentos também cresceram nesse período. Foram cerca de 37.158 unidades novas no mercado, correspondendo a um aumento de 9,4% ante 2016. O destaque positivo ficou por conta dos empreendimentos vinculados ao programa residencial do Minha Casa, Minha Vida, que cresceram 7,1% na comparação aos 12 meses anteriores, totalizando 72,9 mil unidades. Já as vendas permaneceram praticamente estáveis no mesmo período, com 103,5 unidades. Do outro lado, as vendas de residenciais de alto e médio padrão (MAP) recuaram 17,5%, e os lançamentos, 6,5 % entre janeiro e julho deste ano.

No geral, foram realizados por volta de 38 mil distratos nos últimos 12 meses, compatível a 37% das vendas. No cancelamento de contratos também foi observado maior desistência dos imóveis MAP (48,1%) do que nos MCMV (20,5%).

Leia também:

Preço dos imóveis continua em queda, mas desacelera, diz Abecip

Justiça do Trabalho referenda mão de obra terceirizada na construção

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: