menu-iconPortal AECweb

Distrito Federal construirá 40 mil casas populares até 2026

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Governo também pretende desenvolver uma nova proposta de política habitacional que deve ser apresentada durante o primeiro semestre

Casas populares em construção
Estimativas indicam que o DF pode ter um déficit habitacional de 150 mil domicílios em 2025 (Foto: Cenas brasileiras/Shutterstock)

06/01/2023 | 16:29  — Projeção da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) indica que Brasília terá um déficit habitacional entre 133 mil e 150 mil domicílios em 2025. Para combater esse problema, o Governo do DF anunciou, na última quinta-feira (05), a construção de 40 mil casas populares até 2026. Além disso, a gestão Ibaneis Rocha também pretende desenvolver uma nova proposta de política habitacional que deve ser apresentada durante o primeiro semestre.

“A atualização da lei da política habitacional é fundamental para permitir ao Distrito Federal o recebimento dos recursos federais que estarão disponíveis nos próximos anos”, afirma Mateus Oliveira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Para atingir a meta, o Governo pretende contar com recursos próprios e federais. Em sua posse, o novo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse que o Minha Casa Minha Vida será uma das prioridades da pasta.

A proposta de revisão da política habitacional também é defendida por João Monteiro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). De acordo com ele, a nova proposta “dará acessibilidade às entidades habitacionais e à população de maneira geral, na oferta de habitação de interesse social para as pessoas mais carentes”.

Política habitacional

Em 2022, o Governo do Distrito Federal entregou cerca de 2,5 mil imóveis para a população — beneficiando em torno de 10 mil pessoas. “Temos sementes importantes para os próximos anos ao superar questões de terrenos, projetos e editais”, destaca Júnia Salomão Federman, diretora de Produção Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: