menu-iconPortal AECweb

Consórcio estuda trem de passageiros entre capital e interior de SP

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Análise de viabilidade técnica inicial avaliará uso compartilhado de vias férreas usadas no transporte de cargas na rota entre a capital e a cidade de Americana

consorcio-trem-macrometropole
O responsável pelo estudo é o Consórcio alemão Pró-TL (Crédito: divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

01/03/2018 | 13:00 – A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo contratou o Consórcio Pró-TL para realizar um estudo inédito que dará origem a um novo sistema de transportes para a Macrometrópole de São Paulo – área geográfica que considera a região metropolitana da capital, Santos, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e a conexão com São Sebastião. Nessa região se concentram 75% da população paulista e 80% do PIB do Estado.

O prazo para a execução do estudo é de 20 meses, entretanto já nos primeiros 90 dias serão disponibilizados os estudos necessários para a implantação do Trem Intercidades na rota São Paulo-Americana. O principal objetivo da análise é mostrar a possibilidade do compartilhamento das vias férreas atualmente existentes entre os transportes de carga (federal) e de passageiros (estadual).

Atualmente, o tráfego de pessoas e cargas entre as regiões da Mecrometrópole é feita principalmente pelo sistema rodoviário. O novo Plano Diretor de Mobilidade deve propor alternativas de transporte e logística da região, considerando o aproveitamento da infraestrutura existente – as quais poderão ser licitadas, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.

O Consórcio Pró-TL, responsável pelos estudos, é composto por cinco empresas lideradas pela DB Internacional Brasil Ltda., subsidiária do grupo Deutsche Bahn, a maior companhia operadora de ferrovias da Europa. Ele venceu outros 22 consórcios (46 empresas participantes) na licitação internacional.

Cronograma

Já na próxima semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD) se reunirão com membros do Consórcio Pró-TL para definirem os detalhes do Trem Intercidades.

A intenção do Governo é que os estudos de pré-viabilidade sejam concluídos até maio desse ano. Na sequência, os técnicos do governo tentarão viabilizar os procedimentos de audiência e consulta pública até o primeiro semestre deste ano.

Quer saber mais sobre São Paulo? Leia:

Prefeitura de São Paulo prepara concessão do Mercado de Santo Amaro

Minhocão vira parque municipal nos finais de semana em São Paulo

São Paulo terá um banco municipal de materiais de construção

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: