menu-iconPortal AECweb

Por que usar tubos corrugados em PEAD para drenagem e esgotamento sanitário?

O material tem elevada vida útil e ótimo custo-benefício. Conheça suas vantagens em relação aos tubos de concreto armado

Publicado em: 28/08/2024

Texto: Hosana Pedroso

(Foto: Divulgação/Corr Plastik)

(Foto: Divulgação/Corr Plastik)

Os tubos corrugados em PEAD (polietileno de alta densidade) para aplicações em drenagem pluvial, saneamento e irrigação, entre outras, apresentam vantagens superiores quando comparados às tubulações em concreto armado. Próprios de obras enterradas, os tubos flexíveis interagem fortemente com o solo da envoltória/recobrimento ao seu redor, constituindo um sistema tubo-solo.

O engenheiro Maurício Semensato, gerente de Engenharia de Aplicação da fabricante Corr Plastik, destaca cinco principais propriedades do material em relação à vida útil, leveza, estanquidade, resistência e custo-benefício.

1 - Vida útil

Os tubos em PEAD têm vida útil superior a 50 anos, devido às propriedades intrínsecas do polietileno. “Já os produzidos em concreto armado têm durabilidade de apenas 20 anos”, diz Semensato. Os eventos que, normalmente, ameaçam a vida útil de tubulações enterradas são a umidade, a falta de estanqueidade e os gases provenientes da condução de esgoto.

2 - Leveza

Os tubos em PEAD corrugados são dez vezes mais leves que os de concreto armado. “Essa propriedade do material é importante em obras de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial. A leveza agrega benefício no cronograma de obra, diminuição de acidentes de trabalho e utilização de equipamentos de menor porte na instalação em obras”, destaca.

3 - Estanqueidade

De fácil montagem, a união ponta-bolsa dos tubos PEAD asseguram 100% de estanqueidade. “Trata-se da união da ponta (com um anel elástico) na bolsa da tubulação. A vedação é realizada por interferência”, fala.

4 - Resistência superior

A resistência dos tubos PEAD a ataques químicos e à abrasão é incomparável. “O polietileno é a melhor solução quando falamos de aplicações severas corrosivas e abrasivas”, ressalta Semensato.

5 - Custo-benefício

Devido às características de design, os tubos em PEAD são hoje a melhor escolha para obras de saneamento à gravidade. Possuem inúmeras vantagens, como alta produtividade, leveza, estanqueidade, equipamentos de instalação menores, melhores condições de trabalho, entre outras.

Tubos PEAD da Corr Plastik

A fabricante oferece ao mercado os tubos PEAD corrugados em dez diâmetros, desde 375 até 1200 mm. Os estoques da Corr Plastik estão localizados estrategicamente no país, voltados para o atendimento de concessionárias de saneamento, construtoras e empreiteiras, consumidores, entre outros segmentos. Projetistas e clientes contam com o suporte do departamento técnico de engenharia da empresa, para a adequada especificação dos tubos corrugados.

A empresa participa do Programa Brasileiro de Produtividade do Habitat (PBQP-H), submetendo seus produtos às avaliações periódicas e comprovando a fabricação de acordo com as normas técnicas. “Na linha PEAD, a Corr Plastik é qualificada no programa da qualidade da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE)”, lembra Semensato. Seus produtos atendem às normas DNIT 094/2014-EM; ASTM F2306; AASHTO M294; ABNT NBR 7676; ABNT NBR ISO 21138-1; e ABNT NBR ISO 21138-3.

Colaboração técnica

Maurício Semensato – Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo/2009, com pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2017). Na Corr Plastik, é Engenheiro de Aplicação, oferecendo capacitação técnica aos autorizados. Atua em homologações nas prefeituras e órgãos de saneamento e na especificação de todas as Soluções Corr Plastik junto aos escritórios de projetos, prefeituras, construtoras, órgãos públicos, licitações, entre outros. Realiza palestras e workshops nos Conselhos de Engenharia e universidades. Desenvolve ferramentas para melhoria de processos e aumento de leads.