menu-iconPortal AECweb

FM Arquitetura projeta e executa reforma que se tornou referência

Antigo e novo se complementam no apartamento que ganhou três suítes

Publicado em: 20/09/2023Atualizado em: 03/10/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Cozinha de um apartamento, com mesa e bancada ao fundo
(Foto: Levi Mendes Jr)

O projeto de reforma assinado pelo escritório Flávio Machado Arquitetura, do apartamento do casal Maria Lourdes e Otávio, se tornou referência no edifício localizado no bairro paulistano de Higienópolis, inspirando intervenções em outras unidades. Com 180 m², o projeto ampliou a área íntima que passou de dois dormitórios servidos por um banheiro para três suítes e lavabo. Foi criada outra suíte para hóspedes, onde antes estavam as dependências de empregados. As salas de estar, jantar e cozinha agora integradas ganharam fluidez, e o espaço da área de serviço foi racionalizado.

“Para além do programa, em sintonia com a cultura do casal, o projeto preservou alguns elementos originais e abriu espaço para reunir nos ambientes o antigo e o novo, a cidade e o campo. Tudo finalizado com mobiliário contemporâneo, em meio a peças e obras de arte pertencentes à família”, comenta o arquiteto Flávio Machado.

Leia também: Checklist de entrega do empreendimento

Um dos primeiros cuidados da reforma foi reforçar todo o sistema elétrico do apartamento, para atender à demanda por energia dos equipamentos incorporados, como as máquinas de lavar e de secar bastante potentes. Exigência, também, das unidades de ar condicionado em todos os dormitórios e outros dois na sala. “Optamos por instalar, na sala, equipamentos cassete com uma via, que podem ser embutidos no forro, como fizemos, deixando o ambiente visualmente mais limpo”, relata.

O projeto

Os dois dormitórios originais com acesso à varanda frontal contavam com um grande banheiro e outro social no corredor de acesso ao living. Um terceiro dormitório estava aberto para a sala, ligada à cozinha através de porta-balcão. Com layout próprio da época em que foi construído, o espaço da cozinha era dividido por uma mureta em copa próxima à janela, com pia e armário, e o espaço de serviço com outra pia, fogão e demais equipamentos. Da ampla área de serviço e seu tanque em alvenaria, havia as portas de acesso a um dormitório de bom tamanho e um pequeno banheiro, com apenas 0,95 m de largura e chuveiro sem boxe.

Para proporcionar três suítes ao apartamento, o projeto de reforma suprimiu o armário embutido do dormitório maior, localizado na parede contígua ao banheiro existente. Dessa forma, foi possível ampliar sua área e transformá-la em dois banheiros, que passaram a compor as duas suítes – uma delas resultou da reversão do dormitório antes aberto para a sala.

O desenho aproveitou a janela existente para ventilar os dois novos banheiros, que têm boxe de 1 m e de 1,55 m de largura, com pia dupla na suíte do casal. A abertura do boxe foi posicionada de maneira que se possa abrir o monocomando sem se molhar. Como há um grande pilar na área do banheiro da suíte mais próxima à sala, a solução para evitar que o espaço ficasse muito pequeno foi voltar o armário existente para o corredor interno, servindo como rouparia e central de internet.

O terceiro dormitório, posicionado ao lado do primeiro e, também, com varanda, teve seu armário e o do corredor demolidos, além da redução de espessura da parede do shaft de ventilação. Com isso, foi possível criar mais uma suíte, aproveitando e remanejando o sistema hidráulico do banheiro social original. A reforma foi complementada pela criação de um lavabo confortável, com cuba e misturador monocomando Deca.

A porta de entrada do apartamento foi ampliada e, agora, a partir do hall fica de frente para o living. A parede e a porta-balcão de acesso à cozinha foram eliminadas, integrando os ambientes. Foi demolida a parede baixa que dividia copa e cozinha e, ainda, reduzida a área de serviços para aumentar o espaço da cozinha.

O aproveitamento mais racional da área de serviços acompanhou a modulação das esquadrias existentes. O dormitório de funcionários foi transformado numa suíte multiuso, com aumento de área avançando sobre a da lavanderia e acesso apenas pela cozinha. No banheiro, foram realocados a pia e o vaso sanitário, tornando o espaço mais fluído, e um box de melhor tamanho. Para economizar espaço, o acesso ao quarto é feito por porta de correr.

Layout final

A varanda frontal acessada por duas suítes recebeu um futton baixo, que Maria Lourdes pode, por exemplo, trabalhar com um notebook no colo; uma cadeira ninho suspensa; e uma rede, além de plantas. A caixilharia está na altura da copa das árvores, integrando o interior à área externa. No teto, uma sanca guarda espaço suficiente para a abertura dos vidros para ventilação.

Varanda do apartamento
A varanda complementa o conforto do dormitório do casal, com direito a rede, cadeira ninho e futton (Foto: Levi Mendes Jr)

Em uma parede da suíte principal, está um amplo armário, poltrona para leitura, cama king size e um móvel antigo da família. “Instalamos boiseries nas paredes, acrescentando personalidade ao dormitório”, comenta Flávio Machado.

Quarto do casal
Nas paredes da suíte do casal, a cor utilizada foi Maciota da Suvinil. (Foto: Levi Mendes Jr)


Banheiro do apartamento
Além da iluminação direcionada do banheiro, foi instalada iluminação sob o armário espelhado. Os gabinetes de todas as suítes são revestidos em madeira e têm cubas Deca. O piso em porcelanato é da Portobello da linha Oro Bianco. Para o boxe, a opção foi por perfis retos. As portas de acesso aos banheiros têm 0,70 m enquanto a dos quartos 0,80 m, nunca menos. (Foto: Levi Mendes Jr)


Quarto da filha
Na suíte da filha, o projeto proporcionou uma bancada de estudo, armário, bicama, mesa de cabeceira e um piano. O ambiente foi pintado no tom delicado Tarde Misteriosa da Suvinil. (Foto: Levi Mendes Jr)


Quarto do filho
A varanda complementa o conforto do dormitório do casal, com direito a rede, cadeira ninho e futton (Foto: Levi Mendes Jr) A composição do quarto do filho, o mais próximo da sala, tem cama, bancada de estudo com iluminação dirigida, mesa de cabeceira de tamanho inusual, frigobar, um armário para objetos e outro maior para roupas. A cor escolhida para as paredes foi Baleia Azul da Suvinil. (Foto: Levi Mendes Jr)


Hall de entrada
O hall de entrada exibe um móvel antigo, um grande vaso assinado por artista plástico e uma chapelaria desenhada pelo arquiteto para guardar mochilas. E, ainda, um banco com armário para a troca de calçados quando os moradores chegam da rua – hábito conquistado pela família durante a pandemia. (Foto: Levi Mendes Jr)

A lareira ecológica embutida na sala tem como pano de fundo revestimento em mármore, que protege o rack do calor. O restante da parede recebeu painel em madeira para a TV. Ao lado, poltrona para leitura e amplo sofá em “L”.

Sala de estar
A sanca da cortina também foi iluminada, porque existem alguns cenários para assistir televisão, deixando a luz mais baixa(Foto: Levi Mendes Jr)

O taco de peroba que estava sob piso laminado foi restaurado e mantido, preservando a história do apartamento – no lavabo, permaneceram o piso de madeira e os azulejos originais.

A luminária principal desses ambientes, objeto da família, foi restaurada e dimerizada para momentos que exigem variações de luz, como jantar ou receber visitas.

Sala de jantar
Logo atrás do sofá está um aparador, mesa de jantar para oito pessoas e uma cristaleira antiga. Essa é uma área de extensa parede com galeria de quadros de arte. As paredes da sala e o restante dos ambientes receberam tinta na cor Calopsita da Suvinil. (Foto: Levi Mendes Jr)

“No espaço próximo à janela da cozinha, foi instalada churrasqueira elétrica, já que Otávio gosta muito de fazer churrasco. Em uso, ele diz que funciona muito bem e não deixa cheiro na casa”, diz. Ao lado, tem uma pia de apoio, um espaço de café e adega climatizada. Sobre a bancada, um filtro de barro. “O casal gosta de tecnologia, mas também de elementos mais tradicionais”.

Na parede oposta, ficam a geladeira, um fogão industrial e a pia, área que ganhou luz e ventilação natural vinda de uma das janelas antes localizada na área de serviços – originalmente, havia apenas uma janela na copa. Mais luz chega à cozinha pela porta de vidro.

Cozinha de um apartamento, com mesa e bancada ao fundo
Foi criada uma ilha na cozinha em quartzito branco com manchas rosadas e cinco banquetas. Uma régua de energia instalada permite o funcionamento de tomadas, que tornam a ilha funcional. Pendentes da Ipel iluminam a bancada, que tem cuba em inox acetinado da Tramontina. (Foto: Levi Mendes Jr)

O arquiteto assina o mobiliário da cozinha, marcado por design e complementos que remetem ao campo, o que se repete na chapelaria e banco do hall de entrada do apartamento. A lava-louça está embutida, acompanhando a marcenaria do restante da cozinha.

Cozinha
A roda-banca recebeu revestimento acetinado fosco Krea Artic da Portobello, marca do piso em porcelanato Pietra Lombarda. As torneiras com filtro de água são da Docol. (Fotos: Levi Mendes Jr)

A área de serviço apesar de reduzida recebeu um armário, melhorando a dinâmica do trabalho que se realiza ali, com suas máquinas de lavar e secar.

Área de serviço
Foi instalado tanque Mekal com válvula de escoamento Deca. (Foto: Levi Mendes Jr)

A suíte multiuso é aproveitada pela família como escritório. Mas tem função de quarto de hóspede, principalmente utilizado pelos pais do casal, que moram em Cuiabá, quando vêm à São Paulo.