menu-iconPortal AECweb

5 estádios brasileiros que estão sendo reformados

Pacaembu, São Januário, Nova Vila Belmiro...conheça a lista e entenda o que muda em cada um

Publicado em: 07/03/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
O Pacaembu ganhará um moderno prédio que terá, inclusive, hotel (Allegra Pacaembu/Divulgação)

Pacaembu – SP

O Complexo do Pacaembu foi inaugurado em 1940 e é considerado um símbolo revolucionário não só para São Paulo, mas para o país. Na época, surgiu como um dos pilares de modernidade da cidade: um local esportivo, com direito a lazer, a eventos culturais e a atividades esportivas.

Em 1994, o estádio foi tombado como patrimônio histórico. Mesmo assim, em junho de 2021, surgiu um projeto de reforma, com investimento de R$ 500 milhões. O término das obras está previsto para janeiro de 2024.

O novo Pacaembu terá um edifício multiuso, que ocupará o antigo “tobogã”. Essa estrutura vai abrigar atrações, tais como: convenções, eventos culturais, hotel e galeria de artes.

A decisão de mudar parte da estrutura do estádio foi feita com visões financeiras, já que o aluguel para esses ambientes trará um faturamento estável para os gestores, sabendo que a experiência de qualquer um que entrar no estádio será completamente diferente.

São Januário – RJ

Inaugurado em 1927, o estádio do Vasco da Gama foi reformado pela última vez em 2017, quando suas arquibancadas foram ampliadas. Em 2022, o clube se tornou uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) – tal qual uma empresa com fins lucrativos. A partir de então, surgiram conversas com o objetivo de aumentar a capacidade do estádio de 21,8 mil para 43 mil lugares, assim como de modernizar os espaços ao redor.

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
O estádio São Januário poderá ser reformado em breve (Foto: Divulgação)

Existe, também, um projeto para reformar o Centro de Treinamento Moacyr Barbosa. Inclusive, algumas mudanças foram realizadas recentemente: o estacionamento foi pavimentado, as paredes passaram a estampar as conquistas do clube e novas medidas de segurança foram implementadas.

Vila Belmiro – SP

A Nova Vila Belmiro deve começar a ser construída no final de 2023; a WTorre é a principal investidora da obra. O projeto, que gira em torno de R$ 300 milhões, transformará o tradicional estádio do Santos Futebol Clube em uma arena moderna, com gramado sintético e estrutura para receber jogos de futebol, shows e outros eventos. A nova capacidade do complexo esportivo será de 30 mil pessoas. O empreendimento terá, ainda, 63 lojas – como pontos de vendas.

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
Projeto da Nova Vila Belmiro (Foto: Luiz Volpato Arq)

Morumbi – SP

O Morumbi é um dos estádios mais tradicionais da cidade – e o quinto maior da América do Sul, com a capacidade para quase 70 mil torcedores.

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
Desenho de um dos possíveis projetos para a reforma do Morumbi (Foto: Divulgação/Twitter)

Existe um projeto para melhorar suas instalações. Uma das intervenções será a aproximação da arquibancada ao gramado, justamente para aumentar a capacidade de torcedores. Para isso, a pista de atletismo precisará ser removida. A iluminação será trocada e novos telões serão adicionados. Dessa forma, o local também poderá receber shows e eventos.

A ideia é que o São Paulo Futebol Clube, proprietário do estádio, viabilize a reforma a partir de iniciativas privadas.

Estádio Major Antônio Couto Pereira – PR

As conversas sobre a reforma do estádio do Coritiba Foot Ball Club já começaram, mas a obra só deve iniciar daqui a alguns anos, isso porque precisa de um planejamento financeiro mais detalhado. Mas o projeto é ambicioso: se tornar um dos estádios mais modernos do Brasil.

foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
Depois de reformado, o Couto Pereira será um dos mais modernos do país (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Inspirada no estádio do Real Madrid Club de Fútbol – o famoso Santiago Bernabéu –, a nova planta da casa do clube paranaense terá um amplo espaço de lazer e gastronomia, que transformará o complexo esportivo em ponto turístico da cidade.

Bônus

Apesar de não ser um estádio reformado – muito pelo contrário –, a Arena MRV merece ser destacada neste post, pois é um complexo esportivo novinho em folha e que deve ser inaugurado em março deste ano, junto ao BH Festival.

A nova casa do Clube Atlético Mineiro será uma das arenas mais modernas da América Latina. Terá um sistema de iluminação parecido com o utilizado nos estádios europeus, apresentando projetores em LED, luzes coloridas e interativas, além de telões de alta qualidade.

Terá capacidade para quase 50 mil torcedores e estrutura com: 112 camarotes, 42 bares/lanchonetes e estacionamento para, aproximadamente, 2,3 mil vagas.

O cuidado com a sustentabilidade e com o meio ambiente sempre esteve presente no projeto da arena. Por isso, possui uma área verde preservada do lado de fora, além de 46 mil árvores pequenas plantadas.


foto de uma pessoa segurando uma espátula e uma tabua com argamassa líquida em cima
Atual fachada da Arena MRV (Foto: Arthur William/Agência Espacial de Comunicação)