menu-iconPortal AECweb

Arquitetura do local de trabalho potencializa o negócio

Publicado em: 14/08/2015

Quem nunca parou para pensar em como motivar uma equipe no local de trabalho? Quando surge este questionamento, logo coloca-se em prática novos métodos de estimular os funcionários a desempenhar suas tarefas diárias, seja em uma pequena empresa ou uma renomada multinacional. Mas, será que o espaço escolhido para comportar a equipe influencia no desenvolvimento de cada integrante?

A resposta é sim. Desde a localização da parede até o mobiliário e o tipo de iluminação e vidro, por exemplo, escolhidos para compor o ambiente podem influenciar diretamente na experiência dos clientes, quando nos referimos a um tipo de comércio, por exemplo. Além disso, diferenciais como a criação de espaços de convívio e que deem ainda mais funcionalidade ao local, como no caso de uma multinacional, fazem toda a diferença para o desempenho individual e organizacional da equipe.

Mas, para cada formato há estudos e regras diferentes. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto arquitetônico, procuro desenvolver estratégias que englobam diversos aspectos. Se for um comércio é preciso planejar desde o posicionamento do público-alvo até o rendimento dos funcionários que irão fazer parte do futuro investimento. Esse planejamento é essencial, e, meio à crise econômica que vivemos, este tipo de estudo tem se tornado ainda mais importante, afinal, tudo isso pode influenciar diretamente no faturamento do negócio, além de representar o caráter do local por conter aspectos que vão facilitar o entendimento dos clientes sobre a mensagem que se quer passar.  

Já para uma multinacional, com um número considerável de funcionários, serão outras estratégias aplicadas, levando em consideração outros objetivos. Tudo isso sempre respeitando a identidade do empreendimento.

Todos estes argumentos podem ser agregados ao que as empresas de alta performance chamam de princípios, que permitem o poder da criação e inovação para as pessoas serem plenamente realizadas. São eles: foco, colaboração, aprendizado e socialização. De acordo com estudos recentes, eles estão diretamente ligados ao sucesso empresarial. Para colocá-los em prática, é preciso compreender que melhorias na área de trabalho podem ajudar ainda mais os integrantes do local.