Industrialização na construção civil

Industrializar a construção civil significa abandonar sistemas artesanais para transformar o canteiro em uma linha de montagem, com mecanização intensa e uso de componentes pré-fabricados.

Enquanto nos países nórdicos o índice de industrialização é superior a 80%, no Brasil ainda não temos um indicador claro e específico. Entenda como funciona uma obra industrializada:

Arquitetura

A construção industrializada depende de projetos racionais, que tirem partido de repetições da coordenação modular. A compatibilização dos projetos é ainda mais crítica nesse tipo de obra. Afinal, ao se transformar em um pátio de montagem, o canteiro não aceita improvisações.

Arquitetura

Estrutura

Construções industrializadas utilizam estruturas que chegam ao canteiro prontas para montagem. As opções mais utilizadas são as de aço e de concreto pré-fabricado. Para edificações de menor porte, outras alternativas são o steel frame (perfis de aço leves), e o wood frame (paredes portantes de madeira).

Estrutura

Vedações

A alvenaria com o assentamento de tijolo sobre tijolo, é substituída por sistemas construtivos secos, que dispensam argamassa para colocação. É o caso do drywall e das chapas cimentícias.

Vedações

Instalações

A construção industrializada utiliza kits hidráulicos para a condução de fluidos. Pré-montados em fábrica, eles diminuem a quantidade de componentes e de atividades realizadas no canteiro.

Instalações

Fachadas

Os painéis arquitetônicos em concreto armado recebem, ainda na fábrica, revestimento em suas faces externas. No canteiro, as peças são içadas e fixadas à estrutura por meio de inserts metálicos. Em obras industriais, também são bastante utilizados painéis metálicos termoisolantes, instalados com perfis e encaixes tipo macho e fêmea.

Fachadas

Mecanização

A industrialização está essencialmente associada aos conceitos de organização e de produção em série. Para viabilizá-la, a mecanização no canteiro é fundamental. Destaque para os equipamentos de transporte e movimentação, como gruas, guindastes e plataformas aéreas.

Mecanização

Banheiro pronto

Solução para obras com grande grau de repetição, como hotéis. Consistem em módulos de concreto armado ou reforçado com fibras que chegam ao canteiro já com louças, metais e revestimentos instalados. Uma vez na obra, os banheiros só precisam ser conectados às redes de água, esgoto e energia.

Banheiro pronto

Alguns comparativos

Tempo de execução

Redução de 50% no tempo de execução

Tempo de execução

Geração de resíduos

Redução de 85% na geração de resíduos

Geração de resíduos

Mão de obra no canteiro

Redução de 60% no uso de mão de obra

Mão de obra no canteiro

Países onde a construção é majoritariamente industrializada

Países
Mapa

Industrialização no Brasil

No Brasil, a industrialização da construção é irregular. Em segmentos nos quais o prazo de execução é prioritário, a industrialização é intensa. É o caso de shoppings, galpões logísticos e edifícios corporativos de alto padrão.

Industrilização no Brasil

Quanto tempo demora para construir uma casa?

Tempo de Construção

A construção off-site é a base da construção industrializada. Ela consiste na produção das partes do edifício em uma fábrica, ou seja, fora do canteiro de obras.