Infográfico | Raio X de Obra

Dragagem do Canal São Lourenço

  • Imagens: DTA Engenharia
  • Abril | 2024
    Complexidade da obra

    Complexidade da obra

    O Canal de São Lourenço é uma área confinada, com margens ocupadas e com intenso tráfego marítimo.

    Profundidade

    Profundidade

    Em alguns trechos, o desassoreamento vai aprofundar o canal dos atuais 6 para 11 m. Em outros, chegará a 9 m.

    Soluções de engenharia

    Soluções de engenharia

    Consistem no uso de equipamentos variados, de acordo com os trechos mais ou menos profundos.

    Alguns números

    Será dragado 1,6 milhão m³. Desses, 1,3 milhão m³ de materiais não contaminados. E outros 300 mil m³ de materiais contaminados com metais.

    Recursos envolvidos na obra chegam a R$ 157 milhões.

    Autoridades estimam que a dragagem permitirá o aumento de 30% das atividades do Porto de Niterói e de geração de cerca de 20 mil empregos durante as obras.