Infográfico | Raio X de Obra

Conjunto São Sebastião

  • Imagens: Divulgação
  • Maio | 2024
    Complexidade da obra

    Cobertura

    Para aumentar a durabilidade, em função das intempéries a que estão expostas em uma área litorânea, as coberturas usaram telhas metálicas com lâmina em alumínio.

    Profundidade

    Estrutura

    Tratada em autoclave, a madeira usada como elemento estrutural não fica aparente. As faces externas recebem chapa de OSB, membrana hidrófuga, chapa cimentícia e acabamento convencional. Em São Sebastião, por redundância, foram utilizados parafusos de aço inoxidável nas fixações.

    Soluções de engenharia

    Instalações

    Os painéis de wood frame chegam à obra com as instalações prediais embutidas. Só são executadas na obra as conexões com a rede de abastecimento e as instalações externas às casas e prédios.

    Soluções de engenharia

    Vedações Internas

    As paredes internas são compostas por chapa de OSB e gesso acartonado. Tal configuração permite ao usuário fixar prateleiras e quadros em qualquer ponto da parede, sem parafusos especiais.

    Soluções de engenharia

    Fundações

    O solo com pouca capacidade de suporte exigiu a utilização de duas soluções combinadas. Primeiro foi executado um aterro estaqueado para estabilização do solo. Na sequência foi construído um radier de concreto.

    Alguns números

    Foram construídas 518 unidades habitacionais divididas em dois conjuntos habitacionais.

    Ao todo são 30 edifícios
    e 38 casas

    Os conjuntos ocupam dois terrenos que somam 39 mil m²

    Em seu momento de pico, a obra chegou a empregar em torno de 160 pessoas. Esse número é ⅓ do que costuma ser registrado em obras semelhantes erguidas com sistemas convencionais

    6 meses. Esse foi o tempo de duração das atividades realizadas no canteiro