Infográfico | Raio X de Obra

Aeroporto de Macaé

  • Imagens: Divulgação
  • Junho | 2024
    Nova pista

    Nova pista

    Com 1410 m de extensão, foi projetada para receber aviões de maior porte, como jatos. A pista antiga, com 840 m, continuará em operação para aeronaves menores, de asa rotativa.

    Terreno

    Terreno

    A estabilização do solo exigiu a execução de 739 mil m³ de terraplenagem, sendo cerca de 80 mil m³ de colchão drenante em areia e 382 mil m³ de argila/silte.

    Soluções de engenharia

    Soluções de engenharia

    Na execução da terraplenagem, foi implementado um mix de tecnologias, envolvendo as metodologias de Modelagem BIM 3D, Machine Control e Gestão de Frotas.

    Alguns números

    Além da nova pista, o pátio de aeronaves está sendo ampliado em 10 mil m², um desafio a mais já que o aeroporto permanece em operação.

    Contrariamente à redução de 30% na produtividade comum em obras aeroportuárias, as soluções permitiram aumento de 15% de produtividade, economizando 27 dias em relação aos processos convencionais.

    A tecnologia inovadora de compactação reduziu o consumo de diesel em cerca de R$ 276 mil e, consequentemente, a emissão de carbono. Houve, também, diminuição do tempo de exposição dos colaboradores a áreas de risco, num total de 11.625 horas evitadas.