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Modernização de elevadores melhora tráfego de passageiros em empreendimento

Novo sistema da ThyssenKrupp Elevadores permitiu um transporte mais rápido e inteligente.

Estudo de Caso: Sistema ADC XXI / Condomínio Edifícios New York e Los Angeles.



Modernização de elevadores melhora tráfego de passageiros em empreendimento

Proprietário da obra:
Cond. Ed. New York e Los Angeles.
Contratante: Prime Gerenciamento.
Local da obra: Av. Francisco Matarazzo, 1500. São Paulo-SP
Data da obra: Abril/2009 a Dezembro/2009.
Fornecedor: ThyssenKrupp Elevadores.
Nome do Produto: Sistema ADC XXI.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Condomínio Edifícios New York e Los Angeles, empreendimento comercial de alto padrão, está localizado à Avenida Francisco Matarazzo, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Situado entre os viadutos Pompéia e Antártica, a grandiosa construção abriga escritórios de empresas como Unilever, IBM, Citibank, NS Importação, AC Group, entre outras.

Com 100% de ocupação, o condomínio recebe por dia uma população fixa de 5.670 pessoas, além de cerca de 1.200 visitantes. Os números ultrapassam o cálculo previsto quando o prédio foi construído, no ano de 2001.

DESAFIO


Diante do adensamento da população, com o aumento de empresas que ocupam as duas torres e o número de usuários, a ThyssenKrupp Elevadores e a Prime Gerenciamento, administradora do empreendimento, realizaram um estudo para melhorar a qualidade do transporte. No total, o condomínio conta com 16 elevadores, oito para cada torre, com 24 paradas que atendem os 20 andares de escritórios, os pisos de garagem e o térreo.

O aumento da população fixa e flutuante do local foram fatores determinantes para que o empreendimento decidisse investir na modernização de seu sistema de elevadores, melhorando o transporte vertical nas duas torres. Além desse fator principal, a modernização também buscava aumentar o conforto, a tranqüilidade e a segurança.

SOLUÇÃO

Como explica Fernando Menani, Diretor de Operações da Prime Gerenciamento, os elevadores ThyssenKrupp instalados sempre apresentaram uma boa performance, robustez e confiabilidade. “A modernização fez-se necessária, pois ao longo dos anos a população usuária do transporte vertical aumentou muito. Além disso, como os elevadores estão instalados lado a lado (em linha e em frente um ao outro) em um corredor, a visualização da chegada do elevador nos pavimentos era difícil e acarretava inúmeras corridas perdidas”, complementa. Em meio a necessidade de melhorar o transporte vertical do local, a Prime decidiu apostar na continuidade da parceria no processo de modernização.

A solução proposta e aplicada com sucesso foi alterar o sistema convencional de chamadas pelo ADC XXI (Antecipação de Destino e Chamada). Inteligente e moderno, este sistema distribui os passageiros pelo andar de destino. Dessa maneira, as pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos são agrupadas no mesmo elevador, evitando viagens desnecessárias e mais longas.

Modernização de elevadores melhora tráfego de passageiros em empreendimento
Diante do aumento da população fixa e flutuante do local, o empreendimento decidiu investir na modernização de seu sistema de elevadores.


O sistema funciona a partir de um terminal instalado no hall. Após passar pela catraca de entrada, o passageiro dirige-se ao terminal e digita o andar para o qual deseja ir. Com base nesta informação, o ADC XXI indica qual elevador irá atendê-lo, levando em conta o seu destino.

Segundo Menani, a aceitação e a aprovação ao sistema foram imediatas, sem dificuldades pós-implantação. “Houve uma sensível redução de tempo de resposta dos elevadores, estimados em 30%. Os usuários ficaram plenamente satisfeitos com o novo sistema”, explica.

A inovação tecnológica foi aplicada em 14 elevadores de uso social das duas torres do condomínio. Em cada torre, foram instalados quatro totens interativos no hall de entrada, sendo que dois com o sistema de voz Digivox, que reproduz o número do elevador que vai atender a chamada, tornando o edifício acessível aos portadores de deficiência visual, conforme prevê a norma brasileira (NM 313/08). Nos 20 andares de cada torre também foram instalados terminais do ADC XXI.

Outro aspecto positivo destacado por Fernando é a eficiência do sistema, com ganhos operacionais. Antes, os elevadores faziam viagens desnecessárias, ou seja, a pessoa chamava o elevador, mas por algum motivo acabava não utilizando o equipamento. Com o ADC XXI este problema foi solucionado, com ganhos para o condomínio devido à economia de energia elétrica com os elevadores.

A modernização também contemplou os quadros de comandos para melhorar a performance dos elevadores. Com máquinas gearless, modelo sem engrenagem, os elevadores operam com velocidade de três metros por segundo.

Menani acredita que a implantação de sistemas como o ADC XXI em empreendimentos comerciais já pode ser considerada um item indispensável na concepção desses edifícios. “Vendo o excelente resultado obtido em nossa instalação, não tenho dúvida em recomendar a utilização deste tipo de elevador”, acrescenta, destacando que o investimento financeiro valeu a pena.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Um sistema convencional de elevadores distribui as chamadas em dois tempos: primeiro, o passageiro informa qual é a sua posição de origem ao ‘chamar’ o elevador, e só depois, dentro da cabina, o seu destino.

Já com o ADC XXI, as duas informações são fornecidas simultaneamente. A partir de um terminal inteligente, configurável e de fácil operação instalado no hall de acesso aos elevadores e nos pavimentos, o passageiro, antes de entrar no elevador, informa o andar para o qual deseja ir. Com base nessa informação, o sistema indica qual elevador irá atendê-lo. O usuário aguarda em frente ao elevador indicado e, então, é levado ao seu destino, não sendo necessário operar qualquer dispositivo dentro da cabina.

Sabendo previamente o destino do passageiro, o ADC XXI consegue agrupar no mesmo elevador pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos, reduzindo o tempo de operação dos equipamentos e, consequentemente, o consumo de energia. Além disso, é possível diminuir o tempo de espera nos andares e de viagem da cabina, garantindo mais conforto ao usuário.

Redação AECweb

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