menu-iconPortal AECweb

O que é PVC-O?

Material com propriedades mecânicas elevadas, o policloreto de vinila orientado é uma forma modificada do PVC convencional, capaz de proporcionar maior rigidez e resistência ao impacto e à fadiga

Publicado em: 27/06/2024

Texto: Eric Cozza

Detalhes de dois tubos de PVC-OProfissionais interessados na especificação do material devem examinar a NBR 15750, que determina os requisitos de sistemas de tubulações de PVC-O, além da NBR 17015, que normatiza a execução de obras lineares para transporte de água bruta e tratada, esgoto sanitário e drenagem urbana, utilizando qualquer tipo de tubo rígido, semirrígido ou flexível (Imagem: Corr Plastik) /span>


Você já ouviu falar no PVC-O? Trata-se de um material com propriedades mecânicas elevadas, utilizado em sistemas de abastecimento de água, irrigação, esgoto, drenagem, indústrias, mineração e infraestrutura.

Descoberto em 1913, o policloreto de vinila (PVC) ganhou impulso e maior escala durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) por substituir materiais escassos naquele momento, como a borracha e os metais.

A partir da década de 1950, o material começa a ser empregado em tubulações. Desde então, surgiram também inovações, como o CPVC, criado para suportar temperaturas mais altas e atender sistemas de água quente. Na década de 1970, foi desenvolvido o PVC-O, tema do Podcast AEC Responde.

Para explicar o que é o PVC orientado, falar sobre as propriedades mecânicas, a normalização técnica e os principais pontos de atenção para projetistas e construtores, convidamos Rafael Correa, superintendente comercial da Corr Plastik Tubos e Conexões, responsável pelas áreas de saneamento e predial para construtoras e revendas.

Ouça o áudio e/ou leia entrevista, a seguir.

AECweb – O que é o PVC-O?

Rafael Correa – O PVC-O é resultado da reorganização da estrutura amorfa do PVC convencional em uma estrutura estratificada. Esse processo de orientação biaxial melhora muito as propriedades mecânicas do material, tais como rigidez e a resistência ao impacto e à fadiga. Também possui um excelente comportamento contra as perdas de carga e prevenção de propagação de fissuras, além de máxima flexibilidade.

AECweb – As propriedades mecânicas diferenciadas do PVC-O tornam o produto indicado e/ou competitivo para quais tipos de aplicações?

Correa – Assim como outras tecnologias em PVC normatizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o PVC-O também atende a uma norma específica, que é a NBR 15750, que determina os requisitos de sistemas de tubulações de PVC-O com ponta e bolsa de junta elástica integrada, indicados para uso enterrado, adutoras ou redes de distribuição.

AECweb – Quais devem ser os principais pontos de atenção dos projetistas e construtores interessados em analisar a utilização do PVC-O em seus projetos e obras?

Correa – Tanto projetistas quanto construtores precisam sempre examinar a NBR 17015, que normatiza a execução de obras lineares para transporte de água bruta e tratada, esgoto sanitário e drenagem urbana, utilizando qualquer tipo de tubo rígido, semirrígido ou flexível. Creio que, se observada a NBR 17015, sem dúvida nenhuma, tanto projetistas quanto construtores terão muita facilidade na aplicação do PVC-O em seus projetos e obras.

As pessoas também perguntam:

Como se tornar um projetista de instalações hidráulicas?

AECweb – Como está o mercado hoje e a aceitação do PVC-O? Tem despertado interesse das empresas e profissionais?

Correa – Por ser uma tecnologia ainda nova e desconhecida por muitos profissionais no Brasil, ainda é objeto de muita curiosidade. A nossa empresa obteve recentemente a homologação do PVC-O junto a diversas companhias e concessionárias de saneamento, como a Sabesp, no estado de São Paulo, a Embasa, na Bahia, a Copasa, em Minas Gerais, e a Sanepar, no Paraná. O uso do PVC-O é difundido em algumas localidades, muito em função da utilização dos tubos em obras de saneamento. Para uso em obras prediais e edifícios, tudo vai depender do projeto e, principalmente, se a rede é pressurizada, ou não. O PVC-O é um produto desenvolvido para redes pressurizadas.

AEC Responde

Envie sua dúvida técnica sobre construção, engenharia civil e arquitetura

Colaboração técnica

Rafael Correa – Mestre em administração de empresas pela PUC-MG e pós-graduado em gestão de marketing pela Fundação Dom Cabral. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área comercial e passagens por empresas como BASF, Raízen, Votorantim e Tigre. Atualmente ocupa a posição de superintendente comercial saneamento/predial construtoras e revendas da Corr Plastik.