menu-iconPortal AECweb

Réguas vibratórias nivelam adequadamente o concreto

Os pisos de concreto de transportadoras, centros de distribuição e atacadistas precisam de um nivelamento impecável, garantido pelo uso de réguas vibratórias, que cumprem essa função<br><br>

Publicado em: 26/08/2014

Texto: Redação PE

O nivelamento correto do piso é fundamental para segurança, agilidade e eficiência das operações. Por essa razão, as réguas vibratórias chamam a atenção principalmente quando utilizadas na execução dos pisos de locais com intenso fluxo de veículos e equipamentos, como é o caso de armazéns, galpões industriais, transportadoras e centros de distribuição.

De acordo com Lourenço Jasper, coordenador de pós-venda da Menegotti Máquinas para Construção, as réguas vibratórias possibilitam que o trabalho seja realizado em posições ergonômicas e confortáveis se comparadas a outros métodos convencionais, o que resulta em melhor rendimento.

“Após o descarregamento do concreto fresco e seu adensamento, que pode ser feito com vibradores de imersão, passa-se a régua vibratória, deslocando-a lentamente ao longo das laterais da fôrma ou das guias, observando-se o surgimento de um cordão de concreto na frente de toda a extensão da régua”, explica Jasper, alertando para o fato de que não se deve precipitar-se e interromper o processo antes do tempo, porque a vibração insuficiente causa perdas na resistência, na aparência e na durabilidade do concreto.

“A largura da régua vibratória deverá ser de, no máximo, 4,50 metros para evitar a geração de superfícies côncavas no pavimento em função do peso do próprio motor”, acrescenta.

A utilização das réguas vibratórias dispensa o uso de trilhos de guia. De acordo com os especialistas, os modelos simples são construídos com perfis de alumínio que facilitam a operação de deslizamento sobre o concreto, permitindo o bom acabamento e o adensamento da superfície.

Já os treliçados são construídos em corpos modulares e oferecem bom resultado na confecção de pisos planos, com a opção de poder ser montados em três tamanhos.

Cuidados no uso

Embora se destaquem no bom acabamento dos pisos e na boa compactação de superfícies de concreto, as réguas vibratórias exigem atenção e cuidados durante seu uso.

“Caso contrário, a perfeição do piso fica comprometida com baixa planicidade e mau nivelamento das superfícies”, alerta o gerente de vendas da Wacker Neuson, Marcelo Mariotto.

“A compactação malfeita reduz inclusive a durabilidade do piso, que fica com ar e umidade acumulados no pavimento de concreto e se deteriora com o fluxo do tráfego nos locais de trabalho”, informa.

Quatro considerações essenciais para a qualidade de uma régua vibratória

1) Peso – Uma boa régua vibratória, para “surfar” na superfície do piso de concreto, precisa ter até cerca de 18 quilos. Réguas vibratórias pesadas demais afundam no concreto, considerando que seu uso se dá justamente no concreto molhado recém-lançado no solo.

2) Formato do perfil – O formato nervurado, além de aumentar a resistência do perfil de alumínio, ainda dará mais segurança ao operador nos trabalhos.

3) Dimensões do perfil de alumínio – Perfis com 3 metros de comprimento conseguem dar maior produtividade ao trabalho de sarrafeamento do piso de concreto.

4) Estrutura da máquina – Uma boa régua vibratória, apesar de leve, não pode ser uma máquina frágil. A vibração constante afeta sua estrutura e, por isso, ela deve ser ao menos robusta.

 

Colaboraram para esta matéria

 
Lourenço Jasper – coordenador de pós-venda da Menegotti Máquinas para Construção.
 
Marcelo Mariotto – gerente de vendas da Wacker Neuson Brasil.

 

.